O secretário estadual da Educação, Ronald Krummenauer, confirmou na manhã desta quarta-feira (14) que o Piratini vai nomear, nos próximos dias, 269 professores aprovados no concurso do magistério feito em 2013. O objetivo é suprir a falta de educadores em escolas estaduais.
Leia mais:
Governo gaúcho corta mais de 2 mil turmas nas escolas estaduais
Brasil tem de investir R$ 225 bilhões a mais para cumprir meta para a educação
"Temos de buscar alternativas, sem ranço ideológico", diz novo secretário estadual da Educação
O secretário estima um déficit hoje de 250 docentes. Mesmo assim, a estimativa é de continuar com carência de professores em algumas áreas já que nem todos os convocados devem assumir as vagas.
– Ainda temos falta de professores em função de algumas situações, como aposentadorias. Estamos agilizando as nomeações para evitar mais prejuízos aos estudantes.
Ele ainda defendeu o corte de mais de 2 mil turmas feito este ano nas escolas da rede e disse que "não é possível manter a mesma estrutura de 10 anos atrás, diante da redução do número de alunos".
A expectativa do secretário é publicar as novas nomeações no Diário Oficial ainda no mês de junho. As vagas são para diversas áreas, em todo o Estado.
Após a publicação, os selecionados deverão procurar as coordenadorias da Educação para providenciar exames médicos e encaminhar a documentação para a posse.