O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abriu inscrições nesta segunda-feira (29) para o processo seletivo do segundo semestre. No entanto, alguns candidatos relataram dificuldades para acessar o site do programa federal.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), foi identificado falha no cadastro das senhas de alguns usuários. A orientação é que os estudantes com dificuldade troquem a senha no site do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para solucionar o problema.
Leia mais
Sisu do meio do ano: veja o passo a passo para participar
Com inadimplência e menos vagas, Fies tem mudanças adiadas pelo governo
Governo flexibiliza regras e amplia ensino à distância na Educação Básica
Diversos internautas usaram as redes sociais para reclamar da dificuldade de acessar o site. O termo "Sisu" aparece entre os mais comentados nesta segunda-feira no Twitter.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet. Podem se inscrever os candidatos que não tenham zerado a prova de redação no Enem. É possível concorrer em até duas opções de cursos, que devem ser escolhidas na inscrição. O candidato tem o direito de mudar de curso até o encerramento das inscrições, no dia 1º de junho.
Algumas instituições adotam notas mínimas para determinados cursos. Nesses casos, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para aquele curso, o sistema emitirá mensagem com esta informação.
Resultado
Esta edição do Sisu vai ser realizada em uma única chamada e o resultado está previsto para ser divulgado no dia 5 de junho. Também nesta data será aberta, aos interessados, a lista de espera até 19 de junho. A edição anterior do Sisu foi em janeiro de 2017, quando o Ministério da Educação distribuiu 238.397 vagas em 131 instituições, entre universidades federais, institutos federais e instituições estaduais.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Enem. O processo ocorre duas vezes por ano.
Cronograma
- 29 de maio a 1º de junho: período de inscrições
- 5 de junho: resultado da chamada regular
- 5 a 19 de junho: prazo para participar da lista de espera
- 9 a 13 de junho: matrícula da chamada regular
- A partir de 26 de junho: convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições