O Ministério do Trabalho lançou nesta terça-feira (23) o aplicativo Sine Fácil, que promete permitir ao trabalhador encontrar vagas de trabalho. Desenvolvido pela Dataprev, leva ao cidadão os serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine) a partir de dispositivos conectados à internet, como celulares e tablets.
– Pelo Sine Fácil, o trabalhador poderá agendar entrevistas com empregadores, acompanhar a situação do benefício do seguro-desemprego e acessar outros serviços de seu interesse – afirmou o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.
Leia mais
Inscrições abertas em concursos para professores e outras seleções
127 vagas de emprego na Região Metropolitana; saiba como se candidatar
Para o empregador, o aplicativo possibilita encontrar mais rapidamente um profissional com o perfil desejado. As vantagens incluem a verificação de currículos, encontrar trabalhadores para participar de processos seletivos e a consulta a entrevistas agendadas.
Para que serve o aplicativo
– Consultar o seguro-desemprego: nessa aba é possível obter informações sobre parcelas, notificações, recursos e vínculos.
– Consultar vagas de emprego disponíveis pelo perfil profissional do trabalhador.
– Agenda de entrevistas: depois que o trabalhador se candidata a uma vaga, o aplicativo gera o encaminhamento para entrevista, com data e horário marcados.
– Consulta do abono salarial: informações sobre o abono salarial e o Pis, como calendário de pagamentos e se o trabalhador tem direito ao benefício.
– Consulta de contratos: aparecem todos os contratos de trabalho cadastrados do trabalhador. Estes vínculos são extraídos do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Passo a passo para acessar
- O aplicativo é gratuito e está disponível na versão para Android – em breve, também estará para iOS.
- Para utilizar o aplicativo, o trabalhador deverá ter um código de acesso (QR Code) que pode ser obtido no portal Emprega Brasil, lançado nesta terça-feira.
- O código também pode ser obtido nas unidades de atendimento do Sine. O código de acesso é individual. Após instalar o aplicativo no celular ou tablet, o trabalhador deverá digitalizar o código utilizando a câmera fotográfica do celular.