Chegou a hora de tentar, pela segunda vez no ano, uma vaga nas universidades públicas de todo o Brasil. OSistema de Seleção Unificada (Sisu) abre inscrições nesta segunda-feira (29) para o processo seletivo do segundo semestre. O sistema seleciona participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, é necessário informar o número de inscrição e a senha usados no exame do ano passado.
Leia mais
Com inadimplência e menos vagas, Fies tem mudanças adiadas pelo governo
Governo flexibiliza regras e amplia ensino à distância na Educação Básica
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, neste link. Podem se inscrever os candidatos que não tenham zerado a prova de redação no Enem. É possível concorrer em até duas opções de cursos, que devem ser escolhidas na inscrição. O candidato tem o direito de mudar de curso até o encerramento das inscrições, no dia 1º de junho. Algumas instituições adotam notas mínimas para determinados cursos. Nesses casos, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para aquele curso, o sistema emitirá mensagem com esta informação.
Chamada
Esta edição do Sisu vai ser realizada em uma única chamada e o resultado está previsto para ser divulgado no dia 5 de junho. Também nesta data será aberta, aos interessados, a lista de espera até 19 de junho. A edição anterior do Sisu foi em janeiro de 2017, quando o Ministério da Educação distribuiu 238.397 vagas em 131 instituições, entre universidades federais, institutos federais e instituições estaduais.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Enem. O processo ocorre duas vezes por ano.
Cronograma
- 29 de maio a 1º de junho: período de inscrições
- 5 de junho: resultado da chamada regular
- 5 a 19 de junho: prazo para participar da lista de espera
- 9 a 13 de junho: matrícula da chamada regular
- A partir de 26 de junho: convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições
Veja o passo a passo para se inscrever no Sisu
1. No portal do Sisu, informe o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2016. Caso não se lembre, acesse a página do Enem.
2. A primeira coisa a fazer na página do Sisu é confirmar os dados. Depois da atualização, você está pronto para começar a inscrição.
3. Na tela, você pode escolher até duas opções de curso. É nesta tela que você vai acompanhar a inscrição durante todo o processo.
4. Você pode pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. Para começar, é só clicar em "Fazer inscrição na 1ª opção"
5. No resultado da busca, você conhece os detalhes dos cursos pesquisados. Clique no curso para ver a quantidade de vagas e modalidades disponíveis (ampla concorrência e ações afirmativas). Clique em "Escolher este curso" para continuar.
6. No segundo passo, leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções na qual pretende concorrer e clique em "Escolher esta modalidade" para continuar.
7. Na última etapa, confirme os dados do curso escolhido, veja a documentação que será exigida pela instituição no momento da matrícula, caso seja selecionado, e clique em "Confirmar minha inscrição".
8. Na tela "Minha inscrição", você confere a inscrição que acabou de fazer. Você pode alterar as opções durante o período de inscrições. Apenas a última alteração será considerada.
9. As notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial serão divulgadas nos dias 30, 31 e 1º de junho a partir de 0h. Você pode acompanhá-las durante o período de inscrição para avaliar suas chances.