Repetindo o encontro feito no ano passado, a professora Esther Grossi comemora 81 anos com uma aula pública na próxima segunda-feira, das 9h às 12h, no Salão de Atos da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre.
No encontro, participarão representantes de diversas áreas, que serão divididos em pequenos grupos para refletir sobre "uma matemática a serviço do pensamento", conforme a elaboração do pesquisador francês Gérard Vergnoaud, orientador de doutorado de Esther na Sorbonne, sobre o processo de aprendizagem.
Entre os convidados, estão o psicanalista Alfredo Jerusalinsky, a doutora em Pediatria Ana Cecília Sucupira, a economista e ex-ministra da educação da Colômbia Cecília Maria Velez White (em participação virtual), o doutor em ensino-aprendizagem de Física Gabriel Carvalho, o doutor em Medicina José Antonio Veiga Sanhudo e o poeta, cronista e jornalista Fabricio Carpinejar.
Leia mais:
Esther Pillar Grossi: nova falácia criminosa
Esther Grossi: "Há 50 milhões de analfabetos que estiveram na escola no Brasil"
Esther Pillar Grossi: "A Humanidade ainda não começou"
Em 2016, Esther também realizou uma aula em comemoração ao aniversario de 80 anos.
– Após o encontro, minha filha Miriam sugeriu que se tornasse praxe uma aula nos meus próximos 35 aniversários, pois pretendo viver 115 anos – afirma a educadora, que é natural de Santa Maria e foi secretária de Educação de Porto Alegre (1989-1992) e deputada federal (1995-2002).
O ato é gratuito e aberto ao público. Os participantes receberão atestado de presença. As inscrições podem ser feitas pelo site do Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa), fundado por Esther.