Sabemos que empresas inovadoras são formadas por profissionais inovadores, administrados por líderes inovadores e resultando em uma cultura para inovação. E essas lideranças têm grande influência no bom clima organizacional, indispensável para o sucesso das organizações.
Façamos então uma reflexão: como as empresas podem implantar a inovação para superar crises, quando o resultado de pesquisas, como a realizada pela Human Dynamics (grupo de pesquisa psicológica americano) revela que somente 25% dos ocidentais gostam do que é novo? Vários outros estudos comprovam que o ser humano tem preferência por previsibilidade e estabilidade e, portanto, em sua essência, é mais conservador do que inovador. Como podemos mudar uma cultura organizacional formada por este perfil de profissionais?
Podemos identificar três conclusões a respeito de como potencializar uma estratégia para inovação, considerando as características mais procuradas nos profissionais pelo mercado.
A primeira: os profissionais devem ter consciência de que existe uma forte tendência do ser humano em manter o status quo. Portanto, sem persistência e autodisciplina, talvez seja impossível que acompanhem as transformações sem renovarem suas atitudes e incrementarem velocidade na solução dos problemas.
A segunda: é forte a tendência de serem "deletados" aqueles profissionais que não aderirem às "regras" da inovação, pois terão poucas oportunidades de trabalho. Isto acontece porque as empresas necessitam formar equipes entusiasmadas, harmoniosas e abertas às mudanças.
A terceira, e talvez a mais relevante, é que todo profissional precisa desenvolver o autoconhecimento de suas competências, habilidades e atitudes. Reconhecer seus pontos fortes e oportunidades de melhorias para aperfeiçoar sua performance em uma nova relação empresa/profissional. Conhecendo seu percentual de tendência para inovação e observando essas conclusões, você poderá elaborar seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) sozinho ou com um profissional especializado, e desenvolver ainda mais sua carreira.
Teste sua tendência para inovar
Marque um X na alternativa que mais se adapta às suas atitudes do dia a dia, em decisões na vida pessoal ou na profissional. Não existem respostas certas ou erradas, então procure ser o mais verdadeiro possível e, assim, obterá o resultado de acordo com o seu perfil:
1. Nas situações que parecem não haver soluções:
A ( ) procuro rapidamente uma solução alternativa
B ( ) me sinto desestimulado(a)
2. Quando minhas atividades no trabalho trazem resultados:
A ( ) sigo buscando formas mais eficazes de fazer a mesma "coisa"
B ( ) prefiro não modificar "o quê" nem "como" fazer
3. Quanto a meu gosto pela leitura, prefiro assuntos:
A ( ) diversos
B ( ) relacionados a meus conhecimentos
4. Meu celular, prefiro:
A ( ) trocá-lo sempre que minhas finanças permitem
B ( ) trocar quando não funciona
5. Cursos e palestras:
A ( ) me entusiasma
B ( ) é uma obrigação
6. Quando escolho um restaurante, dou preferência para:
A ( ) conhecer novos lugares
B ( ) aqueles que sei que são bons
7. Pessoas me veem como alguém:
A ( ) que as surpreende
B ( ) tradicional
8. Seguir normas e processos:
A ( ) é fácil para mim
B ( ) é difícil para mim
9. Quando as pessoas erram:
A ( ) converso sobre o assunto com tranquilidade
B ( ) fico incomodado
10. A incerteza do novo:
A ( ) me desafia e me atrai
B ( ) me preocupa e não me atrai
Pontuação: Cada resposta equivale a 1 ponto.
Total respostas A: _ x 10 = __% Revelam tendência para inovação
Total respostas B: __ x 10 = __% Revelam tendência para conservar o "status quo"