Claudia Chiquitelli
Especial
O home office é uma forma de trabalho crescente, com vantagens para empresas e profissionais, mas exige disciplina e foco para conciliar as obrigações das atividades profissionais com o dia a dia em casa e com a família. De acordo com a consultoria em recrutamento, Robert Half, o Brasil é o terceiro país do mundo que mais realiza o home office.
A prática, que cresceu 47% desde março de 2015, conforme a consultoria, oferece para as empresas a possibilidade de reduzir o custo fixo da operação, pois economizam nas estações de trabalho e, assim, com itens como transporte, energia, água e mobiliário. Segundo a consultoria os buscadores de serviços também contam com um profissional mais motivado, que trabalha focado em resultados e tem liberdade para gerenciar o próprio tempo. Para os prestadores de serviço, a opção de desenvolver as atividades em casa proporciona ganho de tempo e evita o estresse do trânsito das capitais.
Mas, para muitos, adaptarem-se ao trabalho na residência, diferente do ambiente corporativo de grandes empresas, pode ser uma tarefa complicada. E alcançar o sucesso nesse novo método, conforme o fundador da Escola de Empreendedorismo Longitude, David Pinto, passa pela atenção a algumas dicas essenciais. Confira.
Estabelecer metas diárias
O primeiro passo para o profissional é estabelecer as metas que irá precisar realizar a cada dia. Outro ponto muito importante é elencar os objetivos viáveis e fáceis de fazer e os objetivos que precisam ser atingidos a médio e longo prazo. Empresas que trabalham home office costumam ter bem definido os resultados que precisam ser atingidos por cada colaborador. O profissional precisa visualizar essa agenda e traçar metas pessoais, para conseguir entregar o trabalho no prazo e de forma eficiente. O pior erro que podem cometer é deixar para realizar tarefas de ultima hora.
Criar uma rotina de escritório
Como o profissional não está acostumado a trabalhar em casa, ao iniciar essa nova rotina, ele se sente perdido. Os mais ansiosos podem começar a realizar atividades antes mesmo de se alimentarem, e há também os que não estabelecem qualquer limite para dividir cada momento, trabalhando de pijama, não estabelecendo pausas ou trocando o dia pela noite. Então, defina horários, crie uma rotina saudável e organize o local que vai trabalhar. Atos simples, como trocar o pijama, fazem toda a diferença para a pessoa entrar no clima correto. A organização do tempo é essencial para que o profissional conciliar as tarefas que deseja: ir a uma academia, separar um tempo para ler, curtir a família. A pessoa precisa ter em mente que está economizando horas preciosas por não estar enfrentando o trânsito, mas, se ela não tiver uma rotina organizada, não conseguirá ser produtiva.
Definir regras com a família
Quando a pessoa deixa de trabalhar no escritório da empresa, ela precisa reunir todos que moram na casa e expor a nova situação. Filhos, esposas, maridos, precisam entrar no esquema, respeitar os horários de trabalho do profissional e colaborar evitando interrupções e barulho. Antes de optar por essa prática, é necessário avaliar se haverá ambiente propício, se conseguirá ficar focado e se poderá contar com a colaboração de todos sem que a situação provoque divergências na rotina familiar.
Permita-se relaxar
Vale lembrar que o home office está crescendo no país justamente porque os funcionários conseguem relaxar mais, ficam preservados do estresse que passavam no trânsito e sentem-se mais felizes por poderem administrar melhor o tempo. Portanto, se o profissional atingiu as metas propostas para aquele dia e o trabalho foi realizado com sucesso, ele pode e deve relaxar, ouvir uma música, passear no parque ou ficar com a família.