Quatro escolas foram fechadas pelo Governo do Estado e uma foi transformada em turno único na Região Central. A Secretaria de Educação aponta que as unidades têm muitas vagas disponíveis, e poucos alunos matriculados. Elas ficam em Ivorá, Júlio de Castilhos, Vila Nova do Sul e Santa Maria.
As instituições de ensino fazem parte da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE). Conforme a Coordenadoria, dos poucos estudantes matriculados nestas escolas, a maioria não frequenta as aulas. O maior problema de evasão é na Educação para Jovens e Adultos.
Em Ivorá, a Escola Estadual de Ensino Fundamental João Vianey tem seis alunos matriculados, e capacidade para 60. Ela é uma das quatro que foram fechadas, junto com a Escola José Elidoro Neves, em Vila Nova do Sul, e as escolas Santo Isidoro e Américo Reginatto, em Júlio de Castilhos.
Na Escola Almiro Beltrame, no distrito de Boca do Monte, em Santa Maria, ainda não foi decidido se as aulas serão de manhã ou à tarde. Também não se sabe como ocorrerão as mudanças. Conforme a professora Neiva Schneider, haverá redução no número de alunos, que hoje são 85. Ela alega que isto implicará no fim de projetos extraclasse feitos com os estudantes.
Conforme a 8° CRE, em até 10 dias, deve haver o anúncio de outras escolas de Santa Maria que enfrentarão extinção de turnos. A sugestão é de que os alunos sejam remanejados, de escolas que deixarão de ter o noturno para as que permanecerão oferecendo as aulas.