A leitura é considerada por especialistas um dos pontos fundamentais para o desenvolvimento intelectual, mas ainda não é um hábito popular entre os estudantes brasileiros.
Leia também:
Quase 2 mil estudantes não farão Enem neste final de semana em função de ocupações no RS
Aplicação do Enem terá coleta de digitais pela primeira vez. Veja outros procedimentos de segurança da prova
Para fomentar essa prática, a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) e o Grupo RBS, com apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), promove há quatro anos o Prêmio RBS de Educação. A iniciativa valoriza projetos que promovam a leitura nas escolas do Rio Grande do Sul. Para escolher as melhores propostas, o público pode votar até sexta-feira.
A quarta edição do Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo contou com 201 inscritos de escolas públicas e privadas do Estado. Os nove finalistas são das categorias Educador de Escola Pública, Educador de Escola Privada e Jovem Protagonista de Escola Pública. Não houve projeto selecionado para a categoria Jovem Protagonista de Escola Privada.
– Os trabalhos enviados são uma prova do esforço de profissionais de diferentes cidades e, com certeza, são uma grande fonte de inspiração para quem se dedica à formação de leitores e à educação de qualidade – comentou a gerente executiva da FMSS, Lucia Ritzel.
A cerimônia de premiação dos vencedores será no dia 11, às 19h30min, na RBS TV, com transmissão ao vivo pelo G1. Comunicadores do Grupo RBS farão a entrega dos troféus.