O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou, nesta quarta-feira (2), que irá atualizar a lista de instituições de ensino que não terão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana. Uma nova relação deve ser divulgada nesta quinta-feira (3). Um dos locais que será incluído é o Colégio Pelotense, em Pelotas, que está ocupado por estudantes e não terá a aplicação do exame.
O Inep justificou que a escola do Sul do Estado não havia entrado no levantamento porque a ocupação ocorreu após a vistoria do consórcio contratado para aplicar as provas. Na tarde desta quarta, o Inep esclareceu que poderá retirar unidades da lista de adiamento somente em caso de erro de informação, como ocorreu com o Colégio de Aplicação, em Florianópolis, que não é alvo de manifestação. Mesmo as instituições que foram desocupadas recentemente não receberão o exame. Até agora, nenhuma unidade do Rio Grande do Sul está incluída neste caso.
As escolas estão ocupados em protesto de alunos contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos do governo e a reforma do ensino médio apresentada pelo governo federal.
Segundo o Inep, os alunos afetados pelas mudanças serão informados por e-mail ou SMS.
Ontem, o órgão confirmou o adiamento das provas para 191 mil estudantes de todo o Brasil, sendo 1.957 mil no Rio Grande do Sul. A nova data foi marcada para os dias 3 e 4 de dezembro. Foram incluídos na primeira lista o Instituto Federal Sul-rio-grandense nos campus de Bagé, Camaquã e Sapucaia do Sul e Instituto Federal Farroupilha no campus de São Vicente do Sul.
Para os demais estudantes, as provas serão aplicadas neste sábado e domingo, com o fechamento dos portões às 13h. No primeiro dia serão 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza. O segundo dia será composto por 90 questões de português e matemática, além da redação.