Ao abrir os cadernos de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o estudante estará frente a frente com questões que, muitas vezes, não são comuns no modelo tradicional de vestibular. Desde perguntas como as que envolvem artes e educação física, na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, até as que cobram conhecimentos de sociologia e filosofia, na prova de Ciências Humanas, matérias consideradas secundárias pelos alunos têm peso importante na avaliação elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Como o exame busca fazer paralelos mais amplos do que os processos seletivos convencionais, não estranhe se assuntos que você não está acostumado a relacionar aparecerem entrelaçados na prova. É o caráter interdisciplinar do Enem.
Leia mais:
Enem concentra prova de Humanas em temas sociais
Confira a cartilha de Redação do Enem 2016
Aumenta o uso do nome social por travestis e transexuais no Enem 2016
– Disciplinas como educação Física e artes costumam ser deixadas de lado pelos alunos. E em outras, como sociologia e filosofia, eles dão uma pincelada rápida, porque pensam que é fácil de entender. O estudante tem de levar em conta que o conteúdo vai aparecer pulverizado nas provas e é fundamental para um bom desempenho – explica a coordenadora da sala de estudos da Tutores, do Rio, Patrícia Vieira Bastos.
Veja como um estudo profundo de questões das provas passadas e até um olhar atento ao que circula pelas redes sociais pode fazer a diferença no momento de assinalar a alternativa correta em questões destas matérias.
Da timeline para o caderno do Enem
Em 2010, a artista Marina Abramovic realizou a exposição A artista está presente no MoMA, em Nova York. Cinco anos depois, a performance foi o tema da questão 109 da última edição do Enem. Nos últimos anos, fragmentos do documentário homônimo sobre a exposição de Abramovic tiveram milhares de compartilhamentos nas redes sociais. Da timeline para o caderno de questões do Enem, marcar a alternativa correta exige que o aluno saiba reconhecer intertextualidades como as existentes entre literatura, artes, música, cinema e outras áreas do conhecimento.
– Boa parte da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias vem do dia a dia, do conhecimento que surge até das redes sociais, dos principais portais de notícias e até mesmo dos telejornais – explica o professor de Literatura Marcos Bondan, do Universitário.
A dica dos professores é que os alunos aproveitem os últimos dias de estudo para realizar um mapeamento de tudo o que foi cobrado nos últimos anos em temas como artes e educação física, da prova de linguaguens, assim como sociologia e filosofia, que podem aparecer de maneira interdisciplinar e cuja relevância cresceu na prova de 2015.
– A revisão é fundamental para esses conteúdos. Se antes o aluno poderia chegar a uma assertiva de uma questão através da interpretação correta de um texto, hoje cada vez mais são cobrados conteúdos de forma detalhada, com nível mais aprofundado e de forma interdisciplinar – explica a coordenadora da sala de estudos da Tutores, do Rio, Patrícia Vieira Bastos.
Veja nos quadros informações e dicas para alavancar o desempenho nestas disciplinas.
Educação Física
• A prova exige que o candidato compreenda a prática dos exercícios físicos como forma de melhorar a qualidade de vida e saúde.
• Mais do que frequentar uma academia ou praticar esporte, o candidato deve estar atento aos conceitos teóricos da disciplina e aos conceitos de luta, jogos, brincadeiras, ginástica e até mesmo ao percentual de gordura e avaliação física.
• Também são abordados exercícios sobre flexibilidade e resistência, como a dança.
Artes
• Nestas questões, os estudantes devem saber reconhecer diferentes funções da arte e a produção dos artistas em seus diversos meios culturais.
• As perguntas também pedem que o candidato saiba associar obras de arte com o contexto histórico, além de conhecer as principais vanguardas artísticas.
• O renascentista Leonardo da Vinci, o cubista Pablo Picasso ou o surrealista Salvador Dalí são indispensáveis e têm sido recorrentes na prova.
Filosofia
• As questões estabelecem vínculos com a realidade e estão relacionadas à reflexão sobre formas de governo e estruturas de organização social.
• Autores clássicos como Platão e Aristóteles são os mais mencionados nas perguntas.
• São recorrentes temas como moral e ética, política, razão e fé.
Sociologia
• É abordada em conteúdos específicos e técnicos e em questões formativas, exigindo que o estudante faça uma leitura crítica da sociedade.
• São cobrados conceitos como os de fato social, política, contrato social, estado de sociedade e ação social.
• Sociólogos clássicos como Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim são recorrentes nas questões.