A logística de segurança para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 foi tema de um encontro nesta terça-feira, em Porto Alegre. O objetivo foi alinhar o planejamento para garantir as condições adequadas de realização do exame, nos dias 5 e 6 de novembro. Os dados sobre o perfil dos inscritos no Rio Grande do Sul também foram divulgados.
Prepare-se para o Enem 2016 com o AppProva
UFRGS prorroga prazo para pedido de isenção na inscrição do vestibular
Para as provas que serão aplicadas em 106 municípios gaúchos, o Rio Grande do Sul teve 419.485 inscritos, 4,9% do total. A faixa etária mais comum no Estado é de 21 a 30 anos (também é a mais abrangente), que corresponde a 33% dos participantes e segue a tendência nacional, em que essa parcela tem 31% das inscrições. Os menores de 16 anos são minoria: 1,5% no Estado e 3% no país.
Em relação a cor e raça, o Estado e o Brasil apresentam uma disparidade grande: enquanto o RS tem maioria de inscritos brancos (76,4%), o dado nacional registrou mais pardos (46%). As mulheres são maioria, com 57% e 58%, respectivamente. Mais da metade dos participantes (55,5% no RS e 57% no Brasil) já concluiu o Ensino Médio.
Os números deste ano não apresentam surpresas se comparados aos do ano passado, quando a maioria dos participantes foi de mulheres (57%), pessoas brancas (77%) e que já tinham concluído o Ensino Médio (55,36%). Os candidatos entre 21 e 30 anos representavam a maior parcela (32,96%).
Segurança para as provas do exame
A reunião promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ontem contou com representantes das secretarias de Segurança dos Estados do Sul e do Sudeste, das polícias militares, Rodoviária e Federal, do Ministério da Defesa e do consórcio aplicador do exame. As duas regiões são responsáveis por quase metade dos mais de 8,6 milhões de inscritos.O Enem já foi alvo de furto das provas e vazamentos do conteúdo de questões e do tema da redação – no primeiro ano com o novo formato, chegou a ser cancelado. Uma das grandes preocupações é que se garanta a guarda das provas.