O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as informações sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2016, que ocorre em 20 de novembro. Nesta edição, serão avaliados estudantes de 13 bacharelados e de cinco tecnólogos.
Leia mais:
MEC divulga resultado do Prouni
Inscrições para o Fies sem data definida
Correção da redação do Enem 2015 está disponível
As instituições de Ensino Superior devem inscrever os estudantes habilitados no período de 6 de julho a 7 de agosto.Os ingressantes de 2016 também devem ser inscritos, mas são dispensados da prova. Ficam dispensados também os estudantes que colarem grau até 31 de agosto de 2016 ou que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil.
O Enade é obrigatório para concluintes de bacharelado com expectativa de conclusão do curso até julho de 2017 e que já tenham concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição. Estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro de 2016 e que tenham cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição também devem participar da avaliação.
Estudantes de todos os cursos avaliados farão prova de formação geral, com 10 questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. Nas provas específicas, serão 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha.
Estudantes irregulares
Entre os dias 15 e 29 de junho, os estudantes que estiverem em situação irregular no Enade devem procurar os coordenadores dos seus respectivos cursos para resolver as pendências. São considerados irregulares alunos habilitados ao Enade de anos anteriores que não tenham sido inscritos ou não tenham realizado o exame por motivo previsto na Portaria Normativa do MEC 40/2007, publicada em 2010.