O governador José Ivo Sartori comentou nesta sexta-feira (17) a ação da Brigada Militar, que retirou e prendeu manifestantes que ocuparam o prédio da Secretaria da Fazenda na última quarta. Durante visita a mutirão de empregos em Porto Alegre, Sartori elogiou a atuação dos brigadianos e disse que o governo sempre negociou com os estudantes e professores.
"A Brigada cumpriu seu papel jurídico e institucional. Fizemos um acordo com participação da Assembleia e, nada contra meninos meninas que fizeram parte do processo, tudo de acordo com a juíza. Mas houve um grupo que não concordou com acordo (...) e ai por livre e espontânea vontade resolveram tomar a atitude de invadir Fazenda".
Na ação, 43 pessoas foram detidas. Os maiores de idade foram levados ao Presídio Central. Agora eles respondem em liberdade.
Ele ainda criticou a falta de cumprimento com o acordo firmado entre os alunos que ocuparam escolas estaduais, professores e o governo estadual.
"Evidentemente que isso (invasão na Fazenda) não conferia com o que foi acordado, o rompimento de um grande acordo. Foi uma situação que não se poderia impedir que isso se fizesse (que a BM prendesse os manifestantes)".
Os professores que ocupavam o Centro Administrativo do Estado liberaram o local na manhã desta sexta.