O Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers-Sindicato) se reúne com o governo, nesta segunda-feira, para uma nova audiência de negociação, uma semanas após o início da greve da categoria. O encontro será no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), a partir das 16h.
Além da diretoria do sindicato, deverão participar os secretários da Educação, Vieira da Cunha, da Fazenda, Giovani Feltes, e da Casa Civil, Márcio Biolchi. A última audiência, realizada, na terça-feira da semana passada, terminou em confusão e sem avanços. Alunos de escolas ocupadas em Porto Alegre tentaram entrar na reunião.
Leia mais:
Cpers diz que governo "sabota" ocupações; secretaria nega
Reunião entre Cpers e governo tem confusão e termina sem avanços
Cpers garante paralisação mesmo com o anúncio de corte do ponto
– Vamos exigir do governo propostas que permitam avanços na pauta de negociação. E a promessa que nossos estudantes não sofrerão nenhum tipo de violência nas ocupações nas escolas – destaca a presidente do Cpers, Helenir Aguiar Schürer.
A paralisação dos professores ocorre simultaneamente ao movimento de ocupação das escolas pelos estudantes. Entre as reivindicações da categoria estão o fim do parcelamento de salários, reajuste de 13,1% nos vencimentos, cumprimento da lei do piso – que hoje estaria 69,44% defasado, de acordo com o sindicato –, IPE com pleno atendimento e sem aumento de descontos, o fim do fechamento de turmas e escolas e a disponibilidade de merenda para todos os alunos.
*Zero Hora