Um erro na divulgação da lista de aprovados para ocupar vagas remanescentes na UFRGS surpreendeu calouros que foram fazer a matrícula na universidade esta semana. Pelo menos 100 estudantes foram incluídos na lista de aprovados para o primeiro semestre, mas, nesta quarta-feira, foram comunicados de que só estudarão a partir de agosto, no segundo semestre. As informações são do blog Abecê, da Rádio Gaúcha.
O pró-reitor de graduação e pós-graduação da universidade, Vladimir Pinheiro do Nascimento, confirmou hoje que houve erro ao elaborar a lista de aprovados. O professor disse que a responsabilidade pela falha será apurada e pediu desculpas aos estudantes afetados:
– A universidade com certeza lamenta o que aconteceu, a UFRGS é uma universidade centenária, nós não temos esse tipo de histórico de problemas dessa ordem. Nos desculpamos por qualquer transtorno aos estudantes, mas garantimos que não há nenhum prejuízo acadêmico aos calouros, a matrícula está garantida no segundo semestre.
Leia mais:
UFRGS divulga segunda chamada
UFRGS vai punir estudantes por trotes violentos dentro e fora da universidade
O erro foi cometido ao preencher as vagas remanescentes, que não foram ocupadas pelos calouros aprovados na primeira chamada. Estudantes que deveriam estudar no segundo semestre foram incluídos junto com os da primeira chamada.
Segundo o pró-reitor, cerca de 80% dos calouros prejudicados com o erro foram classificados por meio do Sistema de Seleção Unificiada (Sisu), que utiliza as notas do Enem. Muitos deles são de fora do Rio Grande do Sul e vieram a Porto Alegre esta semana fazer a matrícula na universidade.
Um deles é o Pedro Henrique, 17 anos, aprovado para o curso de Engenharia Elétrica. Morador do interior paulista, ele veio com a mãe à Capital na segunda-feira para fazer a matrícula e já permanecer para o começo das aulas, marcada para o dia 29 de fevereiro. No entanto, nesta quarta-feira, quando os dois foram entregar a documentação na universidade, foram surpreendidos com a notícia do erro.
– Nós ficamos mais de quatro horas numa fila. Não passavam informação nenhuma. Depois falaram que houve erro e que teria uma nota do reitor – conta a mãe do jovem, a dona de casa Cila Cristiane Vieira Nort.
Os dois viajaram mais de 1,4 mil quilômetros, desde Tatuí (SP), na segunda-feira. A mãe contou que estava providenciando local para o menino morar em Porto Alegre. Depois da confirmação que a matrícula só deve ser feita no segundo semestre, com aulas a partir de agosto, Pedro Henrique já pensa em desistir.
– Ele está bem desanimado com essa situação. Nós viemos na segunda, estávamos vendo lugar para ele morar em Porto Alegre. Agora a aula é só em agosto – lamenta a mãe.
Cila contou que gastou cerca de R$ 3 mil entre passagens aéreas e hospedagem para fazer a matrícula presencial do filho em Porto Alegre. Após conversar com a Rádio Gaúcha nesta manhã, os dois embarcaram de volta para São Paulo no aeroporto Salgado Filho.
As matrículas dos calouros para o primeiro semestre terminam hoje. A UFRGS garante que está entrando em contato com os estudantes que foram afetados com o erro e que teriam a matrícula presencial até esta quinta-feira.
A matrícula presencial para o segundo semestre será feita em julho, antes do começo das aulas marcado para agosto.
Confira a nota divulgada no site da UFRGS:
"A ocorrência de uma falha técnica na extração do relatório dos candidatos remanejados nos chamamentos do Concurso Vestibular 2016 e do SiSU 2016 fez com que constassem, na lista de classificados para o semestre 2016/1, calouros que foram, de fato, classificados para o segundo semestre.
Diante dessa situação, a Universidade publicou o Edital 002, de retificação do Edital de Chamamento 01 – Concurso Vestibular 2016, e o Edital 002, de retificação do Edital de Chamamento 01 – SiSU 2016, com a lista dos classificados para 2016/2. Esses candidatos devem acompanhar a análise da documentação pelo Portal do Candidato e aguardar a matrícula presencial de calouros do semestre 2016/2, que ocorre entre 5 e 7 de julho.
Para mais informações, entre em contato com o Decordi pelo e-mail chamamentos2016@ufrgs.br."
*Rádio Gaúcha