Os Estados Unidos registraram o mês de dezembro mais quente da história moderna em 2015, e o ano que passou ocupa a segunda posição na lista das temperaturas mais elevadas no país desde que se tem registro, afirmaram nesta quinta-feira cientistas do governo.
Crianças serão primeiras vítimas de aquecimento global, diz Unicef
ONU diz que 2015 pode ser o ano mais quente da história
Rodrigo Lopes: Acordo de Paris é passo decisivo para conter aquecimento
O relatório, da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), é o mais recente a documentar uma tendência de elevação das temperaturas nos Estados Unidos e no mundo. Muitos cientistas preveem que 2015 será lembrado como o ano mais quente já registrado até agora. Os dados globais sobre o clima no ano passado serão divulgados em 20 de janeiro.
Nos Estados Unidos, dezembro de 2015 foi o mês de dezembro mais quente, com uma temperatura média de 38,6 graus Fahrenheit (3,67 graus Celsius), seis graus acima da média do século XX, afirmou a NOAA. O recorde anterior era de 1939 e havia se situado em 37,7 graus Fahrenheit (3,17 graus Celsius).
Desde que os registros começaram a ser feitos, em 1880, 2015 foi o segundo ano mais quente no país. Apenas 2012 foi mais abrasador, indicou a organização em um comunicado. "Este é o 19º ano consecutivo em que a temperatura anual supera a média do século XX", destaca o informe.