A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) recebeu o segundo maior conceito do país no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador do Ministério da Educação (MEC) que leva em conta em conceitos de graduação e pós-graduação. A instituição ficou atrás apenas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na avaliação, que analisa todas as universidades e institutos federais do Brasil.
RS também teve bom desempenho em mestrado e doutorado no IGC 2013
Confira o Índice Geral de Cursos 2014 na página do Inep
A análise, divulgada nesta sexta-feira pelo MEC, demonstra a qualidade do Ensino Superior no Rio Grande do Sul: todas as universidades do Estado tiveram desempenho satisfatório (com notas igual ou acima de 3) no IGC. No mestrado, além da UFRGS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade Católica de Pelotas (UCPel) também aparecem entre as 10 instituições com melhores conceitos médios.
Entre todos os aspectos avaliados, a UFRGS é o grande destaque gaúcho, constando entre as 10 melhores nos conceitos médios de graduação, mestrado e doutorado. Mas as universidades privadas do Estado também apresentaram bom desempenho. A Unisinos obteve o melhor índice do país nos cursos de graduação entre as particulares (nota 3,3). No índice geral, foi a segunda melhor, atrás da PUC-Rio (com 3,7) e logo à frente de PUC-SP e PUCRS.
A PUCRS foi destaque no mestrado, com nota 4,9 (de um máximo de 5). No doutorado, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) empatou com a UFRGS ao obter a média máxima dos conceitos.
Foram avaliados, na edição de 2014, cursos da área de exatas, licenciaturas e tecnólogos, envolvendo 400 mil estudantes. Entre os 9.963 cursos de 2.042 instituições de Ensino Superior observados em 43 áreas , mais de 85% tiveram nota superior a 3, desempenho considerado satisfatório. As notas vão de 1 a 5.