A prova de português do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) costuma seguir um padrão na apresentação das questões, sempre inspiradas em três diferentes textos. A partir de trechos de livros, artigos e contos, entre outros, são propostas perguntas que exigem desde interpretação até domínio das concordâncias, da ortografia e da gramática. Os textos e as questões, claro, variam a cada ano. Mas alguns modelos de perguntas se repetem.
Confira as provas dos vestibulares da UFRGS desde 2011
Professores dão dicas sobre as 12 leituras obrigatórias do vestibular da UFRGS 2016
A universidade sempre vai exigir do candidato que aponte qual o sentido global do texto apresentado e, a partir daí, a instituição gosta de propor alterações em algumas frases e verificar o nível de compreensão do aluno em outras. Dentro desses objetivos, pelo menos três modelos de questões são bastante frequentes: a substituição, a paráfrase e as lacunas.
- Há alguns padrões na UFRGS, como perguntas que envolvem frases reescritas, a retirada ou inclusão de pontuação, acentuação e sinônimos. A questão vocabular também é muito forte no vestibular - explica o professor de português Edson Otero, do Anglo.
Veja as principais distinções entre a redação do Enem e a do vestibular da UFRGS
"Pegadinhas" são comuns
Para quem estudou o ano inteiro focado no estilo do Enem, um alerta: a UFRGS gosta de incluir algumas armadilhas na prova. Elas se concentram nos enunciados, mas encontram eco nas alternativas. Para chegar à resposta certa, é imprescindível entender exatamente o que a questão pede. Em uma frase do texto reescrita (paráfrase), por exemplo, a pergunta é sobre a manutenção do sentido ou a correção gramatical?
- O aluno tem de prestar muita atenção no enunciado. O vestibular não poupa quem tenta responder à questão sem entender bem o que ela pede - avalia o professor de português no Unificado Ávila Oliveira.
Professores dão dicas para os quatros dias de provas do vestibular da UFRGS
Por isso, é bom estar preparado e não contar com a sorte. É praticamente certo que perguntas semelhantes às dos exemplos abaixo aparecerão na prova da seleção de 2016.