Atentas à crescente demanda pela formação superior em diferentes áreas, as principais universidades do Rio Grande do Sul passam a oferecer novos cursos em 2016. São graduações em Engenharia, Letras, Gastronomia - algumas, inclusive, pioneiras no cenário nacional. Com isso, as instituições vão ao encontro de um público que, além de obter um diploma, busca também se preparar para um mercado de trabalho e pesquisa acadêmica mais diversificado.
A constatação é feita por Éder Henriqson, diretor de Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que, no ano que vem, terá três novos cursos: Ciência e Inovação em Alimentos, Escrita Criativa e Gastronomia. Ele explica que esses são projetos em andamento há algum tempo, e que agora começaram a tomar forma.
- É uma trajetória normal da universidade revisar seu portfólio de cursos. Temos pensado muito sobre as profissões do futuro, como serão, para onde vão, e parte do nosso papel é também antecipar e oferecer a formação necessária - garante Henriqson.
PUCRS passará a oferecer curso superior de tecnologia em Escrita Criativa a partir de 2016
Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a novidade é o bacharelado em Letras para formação de tradutor e intérprete de Libras. Diferentemente de outras habilitações, nesse curso os formandos terão ênfase na interpretação, para melhor entender e traduzir a Língua Brasileira de Sinais.
- Os alunos recebem uma formação intensa, porque nos semestres finais do curso não haverá mais intérpretes em sala de aula: todas as disciplinas serão dadas em Libras - informa Ingrid Finger, coordenadora da comissão que desenvolveu o projeto pedagógico do curso.
Instituições do RS abrem inscrições para o vestibular
Outra novidade no Estado é a graduação em Química Medicinal que, conforme a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), é a primeira da América Latina. Segundo a professora Vanusa Lando, o químico medicinal trabalhará com a síntese de princípios ativos, em uma fase anterior à da produção de medicamentos, novidade profissional no campo da saúde.
Nas universidades que adotam o vestibular, os interessados já podem se inscrever de olho nos cursos listados. Naquelas em que o ingresso é via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), as novas opções devem estar disponíveis em janeiro.
Detalhe ZH
Alguns cursos estão previstos, porém, ainda não confirmados. É o caso, por exemplo, de Medicina nas universidades Feevale, em Novo Hamburgo; Universidade Regional Integrada (URI), em Erechim, e Universidade Estácio de Sá, em Ijuí. A Unisinos, em São Leopoldo, também tenta conseguir aval para oferecer o curso. A Feevale tem ainda outro curso previsto para 2016: Tecnologia em Produção Audiovisual.