Projeto pedagógico, equipe qualificada, estrutura física, atividades extraclasse, horários, distância, custos, todos são fatores importantes na hora de escolher uma escola. Mas, levando esses aspectos em consideração, a pergunta que deve ser respondida no fim das contas é: meu filho será feliz estudando nesta instituição?
Confira o calendário de matrículas da rede estadual em 2016
Pais devem ficar atentos ao contratar transporte escolar para os filhos
Embora muitas famílias ainda pensem o contrário, crianças e adolescentes precisam participar do processo de decisão. Diretora de escola pública e professora do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), Rosane Oliveira Zimmer explica que, para as crianças, indica-se o contato com o espaço físico, com professores e com a equipe pedagógica. Já para os adolescentes, além do contato com o meio escolar, é preciso dialogar sobre as vantagens e desvantagens de cada uma das opções.
- Outra fonte de análise é identificar o que a família e o adolescente pretendem com tal escolha. Que futuro almejam, que sonhos querem conquistar - recomenda Rosane.
Como se planejar para os gastos escolares de seu filho
Excesso de atividades pode sobrecarregar as crianças
Além disso, de acordo com Regina Urmersbach, professora do curso de Pedagogia e coordenadora de estágios dos cursos de licenciatura da Unisinos, as escolas devem ser visitadas com disponibilidade de tempo. É preciso que sejam esclarecidas todas as dúvidas sobre o funcionamento da instituição. A decisão final não deve ocorrer na pressa - ela só deve ser tomada quando pais e filhos (dependendo da idade) se sentirem realmente seguros e confiantes.
Confira, no buscador localizado abaixo, a lista de escolas particulares de Porto Alegre, de Ensino Fundamental e Médio: