Publicado logo após o final das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, no último fim de semana, o gabarito extraoficial fornecido pelos professores do Universitário apenas divergiu em seis questões do gabarito oficial do exame, divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com isso, o índice de acertos das respostas publicadas em Zero Hora chegou a 96,6%.
As seis questões em que os professores encontraram alternativas diferentes das informadas pelo Ministério da Educação (MEC) estavam na prova de Linguagens e Códigos - a que mais exige interpretação entre as quatro objetivas. Foram três questões envolvendo interpretação de poesias ou poemas e outras três que exigiam conhecimento de movimentos ou obras artísticas.
Professora de Linguagens no Universitário, Maria Tereza Faria explica o que causou as divergências em algumas das questões.
*A numeração segue a ordem da prova rosa
Questão 101 - resposta D (não E)
"O processo de transformação de que o eu lírico fala não se refere à palavra, mas, sim, ao seu próprio fazer poético. A palavra não se transforma, tampouco amadurece ou contém/restringe (palavras são neutras). O ato de criação poética - o eu lírico -, não a palavra, aprende com a garrafa a astúcia, o que se afirma no 4º verso e o cumprimento de seu papel (2ª estrofe).
Além disso, a garrafa não é o conteúdo, mas, sim, o continente - a exemplo da palavra (significante tão somente, que não contém significação - esta só é alcançada mediante a soma de significante e significado). O estilhaçamento da garrafa (com a qual a poesia é comparada) equivale à libertação da poesia. Daí, nossa opção pela alternativa E."
Questão 107 - resposta D (não C)
"Observa-se que o enunciado é inconsistente para que se perceba que a questão está além do texto - utilizado aqui com pretexto para a testagem de um conhecimento externo. A amostra, no entanto, confunde o leitor. Por outro lado, observando o contexto tão somente (visto que o enunciado não fala em inferência) percebe-se a assimetria do olhar na máscara."
Questão 109 - resposta D (não A)
"Haveria, pois, duas respostas para tal item: A (a nossa escolha) e D (oficial). Optamos pela mais completa, haja vista o próprio enunciado: 'tendências contemporâneas'. O museu sempre foi, tradicionalmente, o espaço da arte de forma unilateral. Seguindo, portanto, as 'tendências contemporâneas', esse local se renova a fim de levar para o seu interior manifestações artísticas interativas mais comumente encontradas fora de seus limites. A inter-relação entre a artista e o público não pressupõe negociação, mas tão somente a presença colaborativa e relacional."
Questão 125 - resposta B (não D)
"A resposta oficial (B) não encontra suporte nem no texto, nem no enunciado. Observe a forma verbal 'independe', na alternativa em questão, e o excerto 'a quem trabalha' (atividade relacionada a políticas governamentais) no poema. Ainda, observe, no enunciado o trecho 'projeto ideológico em construção na Primeira República'.
Ora, em tal período, a ideologia (se assim se pode dizer) assinalava o ufanismo e o nacionalismo. Na prática, iniciava-se a substituição da mão de obra escrava pela do imigrante. Logo, a prosperidade individual - oriunda do trabalho (mas não a exuberância natural) - passava por políticas governamentais, ainda que incipientes.
Por outro lado, a alternativa (D) é contemplada nos versos 6, 9, 11, 12, 13 e 14."
Questão 126 - resposta A (não C)
"A resposta oficial (A), não encontra suporte na obra de René Magritte. 'Díspares', segundo o Dicionário Aurélio, significa 'desigual, diferente, dessemelhante'. Portanto, há justaposição (mesmo que - a rigor - seja reflexo), mas não de elementos díspares, visto que, no espelho, observamos não apenas o mesmo homem sob uma perspectiva surrealista (suas costas - subvertendo o real), mas também o reflexo do mesmo livro (sob ângulo convencional). Assim, o artista constrói uma nova perspectiva de olhar, sobrepondo planos (alternativa C). No mínimo, podemos atribuir à alternativa A o vezo de má formulação."
Questão 133 - resposta A (não E)
Confira o gabarito das provas de sábado e domingo: