Passado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, os estudantes precisam se programar para aproveitar a nota obtida no exame na candidatura a universidades federais. Enquanto a UFRGS permite uma combinação de vestibular e Enem para calcular a média final, outras instituições utilizam somente o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o processo de seleção. Nele, as instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas utilizando a nota do Enem como critério de seleção.
Este processo ocorre duas vezes ao ano, no início dos semestres letivos. No Rio Grande do Sul, candidatos que desejam se inscrever na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) ou na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) devem usar o sistema.
O edital do Sisu 2016 ainda não foi divulgado, mas as regras devem permanecer as mesmas. Para participar, o estudante deve ter realizado a última edição do Enem e não pode ter zerado a redação. No sistema, é possível pesquisar as vagas pelo nome do município, da instituição ou do curso e verificar a quantidades de vagas e modalidades (ampla concorrência e ações afirmativas). As opções podem ser alteradas durante o período de inscrições, sendo que, depois de encerradas, somente a última alteração será considerada. As notas de corte e a classificação parcial do candidato ficam disponíveis.
No caso de notas iguais, o desempate é feito considerando-se as notas obtidas pontualmente em cada uma das provas, na seguinte ordem de importância: Redação, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
A inscrição, gratuita, é feita exclusivamente pelo portal sisu.mec.gov.br. É necessário ter em mãos o número de inscrição e a senha no Enem.
Como é calculada a nota do Enem