Que Lua é essa que estão prometendo agora? Nada de sangrenta, vermelha ou seja lá o que for. O que ocorre neste domingo é a combinação de dois fenômenos: um eclipse total exatamente no dia de uma Superlua. A última vez que isso aconteceu foi há 30 anos. E, para ver de novo, só em 2033. Para evitar confusões, explicamos alguns conceitos.
Em vídeo, professor de astronomia explica o fenômeno:
Superlua
Elas ocorrem uma vez por ano, em média. Em 2015, já foram duas. É quando a Lua está em seu ponto mais próximo da Terra, chamado de perigeu. A proximidade faz com que ela pareça entre 15% e 30% maior, por isso foi batizada de Superlua.
Por uma selfie, turistas prejudicam reprodução de tartarugas
Eclipse lunar
Por cerca de uma hora, a sombra da Terra ficará sobre a Lua, que vai se "apagar" - na verdade a luz do sol será ofuscada pela Terra. São duas as fases de um eclipse total: penumbral e umbral. Na primeira, prevista para as 22h07min deste domingo, o efeito na Lua é muito mais sutil, estará se iniciando o processo de escurecimento.
Cientista brasileira desvenda mistério de relação entre tamanho do cérebro e horas de sono
Na fase umbral, provavelmente entre 23h11min e 0h23min dá para perceber claramente a sombra densa (chamada de umbra) da Terra se projetando sobre a superfície lunar. É quando a sombra cobre totalmente a Lua e começa o efeito alaranjado (entenda por que abaixo). A coloração também fica mais intensa de acordo com o estado da atmosfera terrestre. Erupções vulcânicas recentes, por exemplo, ajudam a intensificar o efeito.
Entenda:
O eclipse de uma Superlua
O eclipse de uma superlua não é comum e aconteceu apenas cinco vezes desde 1900: em 1910, 1928, 1946, 1964 e 1982. O próximo só vai ocorrer em 2033.
Como ver
Basta olhar pra cima e torcer para não estar nublado. Não precisa cortar o exame de Raio-X do irmão, nem nada disso. Claro, com uma luneta ou um telescópio tudo ficará mais bonito. O planetário da UFRGS vai abrir as portas das 16h à meia-noite para visitantes. Mas como, ao menos em Porto Alegre, a previsão do tempo não é animadora, alguns sites com transmissões ao vivo podem ajudar:
Sky and Telescope
Ciência e Astronomia