O Programa Jovens Embaixadores, que oferece um intercâmbio a estudantes brasileiros da rede pública de ensino aos Estados Unidos, está com inscrições abertas até 9 de agosto. Com duração de três semanas, a viagem ocorrerá em janeiro de 2016. São 50 vagas.
Os candidatos precisam ter entre 15 e 18 anos, pouca ou nenhuma experiência no Exterior (e jamais ter viajado aos Estados Unidos, especificamente), fluência em inglês e excelente desempenho escolar, além de ser aluno do Ensino Médio e participar de algum trabalho voluntário por pelo menos um ano.
Intercâmbio voluntário dá destaque ao currículo
Primeira parada em Washington
Durante a primeira semana, os selecionados conhecem Washington, visitam organizações dos setores público e privado, escolas e projetos sociais e participam de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem. Eles são, então, divididos, e cada subgrupo viaja para um Estado diferente, onde são hospedados por uma família americana, assistem a aulas de instituições de ensino locais e fazem apresentações sobre o Brasil.
Kássia Gianise Machado Scharlau, 18 anos, foi uma das duas estudantes gaúchas selecionadas na última edição. De Sapucaia do Sul, Kássia incentivava, em escolas, o plantio de árvores nativas.
- O programa dá bastante oportunidade para conhecermos uma cultura diferente. Gostei de ficar com uma família americana, porque dá para ver como é mesmo o dia a dia de lá. Também foi bom para perceber que não é só o Brasil que tem problemas - relatou.
Inscrições devem ser feitas online.