Os prédios da Faculdade de Psicologia e Salas de Aula da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vão seguir fechados no início do próximo semestre letivo, marcado para o dia 3 de agosto. Os dois locais apresentaram problemas estruturais no ano passado e acabaram sendo interditados.
Com isso, os alunos estão sendo realocados para outros campus da universidade ou para escolas estaduais da Capital que foram destinadas para receber as aulas. A liberação dos prédios até pode ocorrer durante o semestre. No entanto, a UFRGS afirma que não há como prever quando os alunos voltarão a estudar nos locais. Confira abaixo a situação de cada prédio:
Prédio da Psicologia
O prédio da Psicologia da UFRGS está interditado desde dezembro do ano passado, após o revestimento da sala de um professor ter desabado. O local seria liberado no começo de 2015, mas dois motivos acabaram atrasando a recuperação do prédio: foram diagnosticados mais problemas estruturais em outros andares e a empresa contratada abandou a obra, o que obrigou a universidade a contratar outra empresa para finalizar os reparos.
De acordo com a UFRGS, as obras estão acontecendo de andar para andar e a previsão é que os reparos terminem entre setembro e outubro deste ano. Mesmo assim, ainda não se sabe se os alunos poderão frequentar o prédio ainda em 2015.
Prédio Salas de Aula
O prédio Salas de Aula, que fica atrás da Faculdade de Direito, no Campus Centro, foi interditado através de uma decisão judicial em outubro de 2014. De acordo com a Justiça Federal, o local apresentava uma série de falhas na construção, com problemas nas escadas e nos elevadores, além de rachaduras nas paredes. A estrutura era nova e custou R$ 6 milhões de reais. A Justiça determinou a substituição da empresa que construiu o prédio por outra empresa para fazer as adequações.
A UFRGS afirma que as obras estão em fase final e passarão por uma nova avaliação na primeira quinzena de setembro. Também não há previsão para a retomada das aulas no prédio.