Mais indicado para quem já está no mercado de trabalho, o processo de coaching pode ser útil em dois extremos: para quem não sabe o que quer e para aqueles que têm um objetivo profissional claro. Durante os encontros, o profissional avalia o perfil do interessado e pode fazer, com ele, o planejamento de carreira.
VÍDEO: coach ensina como estudantes podem planejar a profissão
A prática também é indicada para aqueles que, no meio da faculdade, começaram a titubear por não saber se aquela é, afinal, a profissão a seguir. Nesses casos, o coach consegue mostrar caminhos disponíveis para a carreira. Confira alguns aspectos em que um coach de carreira pode ser útil (clique nos ícones abaixo para saber mais):
Cuidado
Para quem vai em busca desses serviços, a orientação é procurar profissionais capacitados. É importante que o coach tenha experiência na área e formação certificada por instituições renomadas de coaching - que promovem atividades teóricas e práticas a seus postulantes. O vínculo a alguma organização oficial também pode servir como referência.
Como funciona
O processo de coaching varia muito de pessoa para pessoa: sua realidade, objetivos e interesse são determinantes na definição do programa. Em geral, são realizadas de 10 a 15 sessões quinzenais, mas o número de encontros e a periodicidade depende do cliente. O preço costuma ficar entre R$ 300 e R$ 600 por sessão.
De onde vem o termo
Coach é uma palavra em língua inglesa que significa "técnico". Alguns termos análogos são frequentemente aplicados nesse contexto: coaching (traduzido como "treinamento") dá nome ao processo, e coachee é como se denomina o cliente do profissional em gerenciamento de pessoas.
* Zero Hora