* Zero Hora
Os carros mais caros até aparecem nos intervalos comerciais, mas não escancaram seu preço; as joias mais refinadas constam nas contracapas de revistas, porém, fica claro que não são acessíveis a todos.
A publicidade do mercado de luxo é um caso à parte: se o luxo está também em ser inacessível, como tornar o produto conhecido? A resposta, muitas vezes, está no fato de que os produtos mais exclusivos nem precisam de publicidade: estão adornando os corpos de celebridades, dentro das casas de grandes empreendedores.
É para entender essas peculiaridades que existem cursos voltados ao marketing para o mercado de luxo. Na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio de Janeiro, a extensão engloba os principais segmentos da área, como cosméticos, automóveis, joalheria, relojoaria e vestuário, a fim de fornecer aos estudantes ferramentas para atrair um público que opta pelo diferencial.
- Muitos profissionais já atuam nessa área, mas existe pouca formação para o mercado de luxo, e as empresas têm dificuldade em encontrar quem conheça esses conceitos a ponto de conversar de igual para igual com os clientes - avalia a professora Rosana de Moraes, que ministra aulas no curso de Marketing para o Mercado de Luxo.
Para atuar no mercado
- O ideal é já ter experiência no mercado de trabalho, ainda que não nessa área: as lojas de luxo geralmente não são a porta de entrada dos profissionais.
- É preciso ter obsessão pelos detalhes: em uma joia, por exemplo, deve-se observar até o acabamento de sua parte interna, algo que ninguém além do comprador veria.
- Indica-se que o profissional procure ter bons conhecimentos gerais, conhecer outras línguas e ficar atento ao mercado de luxo ao redor do mundo.
- Há cursos tanto para quem pretende administrar negócios na área quanto para quem deseja atender clientes ou criar anúncios de publicidade no setor.
- As áreas de atuação são diversas, mas as que mais precisam de trabalhadores especializados estão em administração, design, hotelaria, moda e venda de acessórios.