* Zero Hora
Luxo não só se compra ou deseja, também se estuda. Entender as exigências peculiares de quem adquire o que há de mais caro não é tarefa fácil, e para preparar aqueles que atendem esse público - ou desejam trabalhar com ele -, algumas faculdades estão se preparando. Os cursos de extensão ou pós-graduação nessa área são tão escassos quanto a exclusividade dos produtos.
Apesar de terem como fim preparar os estudantes para atuar ou se aprimorar na área, as aulas também têm muita teoria: lições que vão desde o conceito de luxo até a compreensão da suntuosidade através dos séculos, permeadas pela análise de sua representação na arte, na moda, nas finanças, até na filosofia. É o estudo de um mercado volátil como poucos, mas também cheio de tradicionalismo e oportunidades.
Há dois principais focos de formação entre os poucos cursos disponíveis na área: a gestão (para administradores) e o marketing (para publicitários) voltados para o mercado de luxo. Pioneiro na pós-graduação para o segmento no Brasil, o MBA em Gestão do Mercado de Luxo da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo, tem formado estudantes que atendem em hotéis caríssimos, lojas de grife e joalherias.
- Quem busca essa pós-graduação já passou da fase de decidir o que quer fazer e chegou à conclusão de que esse é um segmento interessante de negócios. Nosso aluno procura formação para sua profissionalização, é um estudante com ideias amadurecidas - explica Silvio Passarelli, diretor do programa de gestão de luxo na FAAP.
Revendo conceitos profissionais
Passarelli relata que muitos alunos montaram loja própria de olho nesse segmento ou aplicaram os ensinamentos nas empresas em que atuam, ainda que não sejam "de luxo".
Compreender esse mercado, conforme o professor, leva os estudantes a aplicar conceitos como atendimento personalizado e foco nos detalhes a todos os clientes. Para outros, o impacto de se preparar para trabalhar na área é tamanho que os leva a reconsiderar sua atuação profissional.
Jornalista desde os 22 anos, a paulista Abigail Costa dedicou a maior parte de sua vida profissional à TV. Em meio à correria, ela chegou aos 51 anos com uma nova ideia em mente: diversificar o escopo de seu trabalho. A solução veio aliando o jornalismo ao mercado de luxo. Com executivos de grandes empresas como clientes, Abigail hoje oferece media training a quem tem muito dinheiro, mas pouca familiaridade com os meios de comunicação.
- Eu queria fazer algo diferente e sempre me interessei por esse mercado. É muito bom estudá-lo porque te faz entender e perder um pouco o pré-conceito que as pessoas têm em relação a esse público - diz Abigail.
Voltado para formados em design, moda, administração e economia, o MBA, com duração de dois anos, é indicado para quem já se formou há algum tempo e pensa em mudar os caminhos da carreira.