Levar o conhecimento da sala de aula para as ruas. Essa tem sido a metodologia colocada em prática por duas faculdades no Estado, UniRitter e Fadergs, ambas do grupo Laureate Brasil. Os currículos de cursos como Design e Direito estão sendo construídos com teoria e complemento prático - geralmente atividades voluntárias em comunidades. Também há convênios para prestar suporte em áreas como segurança e saúde.
É a chamada linha metodológica ação-reflexão-ação: os alunos vãos às ruas para desenvolver alguma ação prática ligada ao curso, voltam às salas de aulas para discutir o que funcionou e, então, mais uma vez, voltam à prática.
Leia mais sobre educação em Zero Hora
Veja dicas de intercâmbio para driblar a alta do dólar
Entenda a metodologia de avaliação do Enem
- A implementação de metodologias ativas é um diferencial para os alunos no desempenho de suas futuras profissões, assim como na responsabilidade social que temos para o desenvolvimento da pesquisa - avalia Márcia Santana Fernandes, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da UniRitter.
Na semana passada, estudantes de Design de Produto da UniRitter entregaram móveis adaptados, brinquedos pedagógicos e até roupas almofadadas para o Kinder, centro que atende crianças com necessidades especiais na Capital. A ação foi parte de um projeto em parceria com os cursos de Fisioterapia, Psicologia e Pedagogia.
- Não tinha experiência prática ainda, e começar desenvolvendo um produto para quem tem necessidade especial foi muito gratificante - disse, emocionada, a estudante do sétimo semestre de Design Renata Barros, 23 anos.
O trabalho passa pelo preparo dos professores. Além de precisar dominar o conteúdo teórico, eles são treinados a orientar os alunos a resolverem problemas reais, acompanham as turmas e observam a aplicação do conhecimento. As atividades integram os currículos da graduação.
COMO FUNCIONA
Na Uniritter
Design - Em parceria com a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da Fiergs, alunos da extensão promovem melhorias em locais como penitenciárias e centros de saúde.
Direito - Os alunos prestam assistência judiciária gratuita à comunidade e serviço no Foro do Partenon e no Foro Central da Justiça Federal, nas varas especializadas.
Na Fadergs
Direito - Em convênio com a Secretaria da Segurança Pública do Estado, acadêmicos auxiliam nos trâmites de inquéritos, com acompanhamento de profissionais da secretaria.
Escola de Saúde e Bem-Estar - Convênio com a Secretaria Municipal de Saúde levará estudantes de enfermagem a estágios no Distrito Restinga-Extremo Sul.