Uma jovem de Santa Maria está no seleto grupo de estudantes que conseguiram tirar a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Depois do desempenho na prova de 2012, Larissa Reghelin Comazzetto acostumou-se a dar dicas para amigos e colegas. Na hora da prova, ela diz que o mais importante é tentar manter a tranquilidade e administrar o cansaço no momento de escrever o texto.
Isso porque a redação do Enem é feita no domingo, último dia do exame, junto com os cálculos de matemática e os textos longos da prova de linguagens. "O mais importante é ir para a prova tranquilo e descansado. E administrar o tempo, que é curto".
No domingo os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para responder 90 questões de matemática e linguagens e ainda escrever a redação. A jovem de 19 anos, que faz medicina na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), diz que é importante reservar pelo menos uma hora para escrever o texto e passar a limpo.
"Me preocupei em fazer um texto bom, focar no conteúdo, para que ele fique organizado e traga todas as ideias importantes. Acho que o tamanho não é o mais importante", conta Larissa. No Enem, a redação deve ter acima de sete linhas e máximo de 30. Quem escrever menos ou mais, está eliminado.
Também é importante estar atento que no Enem o candidato precisa propor soluções para problemas sociais apresentados na temática da prova. Larissa lembra que não pode escrever nada que seja preconceituoso, ou que estimule a violência.
"O mais importante é trazer o máximo de soluções para o problema. Pensar que se tivesse no governo, o que iria fazer. Algo prático, não só a teoria".
Ela ainda lembra o que deve ser evitado. Ironias e argumentos vagos, além de erros de português.
Dicas:
- controlar o tempo e reservar no mínimo uma hora para a redação;
- escrever primeiro o rascunho e depois passar a limpo, evitando erros de grafia;
- organizar as ideias antes de começar o texto;
- sempre propor uma solução para o problema apresentado no tema da redação. De preferência, ideias práticas, que possam ser implementadas;
- o título não é obrigatório, mas é recomendado;
- não fazer piadas ou ironias;
- não fugir ao tema proposto.
O que pode zerar a redação:
- escrever até sete linhas, ou entregar a folha de redação em branco;
- usar desenhos, impropérios e trechos deliberadamente desconectados do tema proposto;
- não atender a proposta de estrutura dissertativo-argumentativa.
Enem 2014
Quase 9 milhões de estudantes se inscreveram para a edição de 2014 do Enem. Somente no Rio Grande do Sul são 474 mil candidatos. As provas começam às 13h no sábado e no domingo, mas é recomendado chegar com no mínimo uma hora de antecedência aos locais de aplicação do exame.
Neste sábado, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para responder 90 questões de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. No domingo, serão 90 questões de matemática e de linguagens, além da redação.