Ao longo do próximo fim de semana, o Tecnopuc estará aberto para que cabeças criativas tentem solucionar os desafios do evento SpaceApps, da Nasa. O "hackathon" ocorrerá ininterruptamente, em diversas cidades do mundo, reunindo times de cientistas, designers, artistas, professores, empreendedores, programadores e estudantes.
O evento colaborativo busca produzir soluções de código aberto para a satisfação de demandas tanto da vida na Terra como da exploração espacial. Neste ano, são 40 desafios diferentes, distribuídos em cinco temas: tecnologia espacial, viagem espacial tripulada, asteroides, monitoramento da Terra e robótica.
De acordo com a agência americana, a exploração espacial é, "por necessidade", um compromisso internacional unificado - "e diversidade de experiências e perspectivas inevitavelmente produzem produtos melhores", acrescenta a Nasa, que deve oferecer aos participantes acesso a dados de estudos e missões.
O evento já havia ocorrido mundialmente em 2013. Os desafios deste ano envolvem, entre outras soluções, bolar um jeito de levar a internet para o espaço; converter um smartphone em satélite; desenvolver um aplicativo que apresente as posições das missões espaciais no Sistema Solar; pensar em "wearables" para astronautas; criar simuladores de missões a asteroides, além de um jogo que permita "passear" pelos asteroides do Sistema Solar; criar ferramentas de alerta para populações costeiras; e mostrar como a Terra, vista do espaço, mudou nos últimos dois anos.
Cada cidade terá times de participantes, e o mesmo problema poderá ser trabalhado colaborativamente por diferentes equipes em diferentes cidades. Os interessados podem se inscrever no site do evento.