Alunos, pais e professores se reuniram desde o início da tarde desta sexta-feira (17), para conferir a divulgação do listão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na reitoria da universidade, no Centro da Capital. Antes disso, o local foi isolado para que os funcionários pudessem colocar as listas no mural. A ansiedade dos alunos era visível. Às 16h, dezenas de vestibulandos que se acumulavam atrás do cordão de isolamento correram para conferir o resultado. Uns choravam, outros gritavam, se abraçavam, e comemoravam o momento tão esperado.
O estudante Vaner da Silva, 18 anos, se emocionou ao ver o nome no listão. No último ano, ele já havia tentado passar em Química e não havia conseguido. “Eu estudei muito, abdiquei da minha vida social e agora tu chegar aqui e ver o teu nome é indescritível, sensação de dever cumprido”, afirma. O amigo dele, Tung Schengy, de 18 anos também era só alegria. Ele passou no curso de Farmácia depois de um ano de muito estudo “Fiz cursinho e me dediquei muito, meu sonho sempre era entrar em uma federal e agora que eu consegui, eu só tenho que agradecer”, diz.
Entretanto ainda teve gente que saiu de lá chorando de tristeza. A estudante Andreza Rodrigues prestou vestibular para Publicidade, mas não encontrou seu nome na relação de aprovados. “ Vai ter que ficar par ao próximo ano, não vou desistir”, diz.
O reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto esteve no local para parabenizar os novos alunos. Apesar de alguns incidentes registrados nesta edição do vestibular (atrasos no início das provas, um ventilador de teto que caiu em uma sala e a transferência de 320 alunos para outro local de prova) Netto ressalta que o processo foi positivo: "Tudo correu na mais completa normalidade, tivemos atrasos nos dois primeiros dias em razão do trânsito o que é incontrolável, mas no demais foi tudo muito bem", destacou.
Assista ao vídeo com o momento em que o listão foi liberado para os alunos
Matrícula:
Depois de conferir o nome no listão, os estudantes precisam reunir os documentos e ter atenção na data da matrícula, que ocorre em duas fases: primeiro ocorre a entrega da documentação, junto ao DECORDI; posteriormente, em uma segunda fase, é realizado o vínculo das disciplinas do primeiro semestre junto à Comissão de Graduação do curso. O horário e local para entrega dos documentos obrigatórios já estão disponíveis aos calouros no site da universidade. Este período vai de 20 de janeiro a 7 de fevereiro. Neste ano, os ingressantes do segundo semestre também devem comparecer à UFRGS no período indicado acima.
Documentação necessária:
- Cópia do documento de identidade (deve: conter fotografia que permita a clara identificação do portador; estar em bom estado de conservação, sem rasuras ou adulterações; estar dentro do prazo de validade; ter sido expedido por Secretarias Estaduais de Segurança Pública, ou pelas Forças Armadas, ou pela Polícia Militar, ou pela Polícia Federal, ou por outros órgãos legalmente autorizados a emitir documento de identificação - item 9.2.7);
-Cópia do CPF (servirá para efeito de comprovação de CPF o seu registro no documento deidentidade - item 9.2.8);
-Certificado de Conclusão e Histórico Escolar completo do Ensino Médio com comprovante de conclusão do estágio, quando for o caso. Originais ou cópias autenticadas em cartório. Observação: Cópia autenticada em cartório do Diploma de Curso Superior, registrado, substitui o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e o Histórico Escolar.
-Ingressantes pela Política de Ações Afirmativas devem consultar a tabela de documentos disponível no site da Prograd, em que há detalhamento da documentação exigida em caso de comprovação de renda ou de raça/etnia. Esclarecimentos sobre ingresso com reserva de vagas e modelos de declarações a serem apresentadas estão disponíveis na página daPró-Reitoria de Assuntos Estudantis.
Matrícula preencial:
Os calouros classificados para ingresso no primeiro semestre devem acessar o site da UFRGS no dia 10 de fevereiro, a partir das 14h, para conferir a data e o horário da matrícula presencial, que ocorre entre 11 e 13 de fevereiro. É neste momento que o estudante realiza a inscrição nas disciplinas que irá cursar durante o semestre, junto à Comissão de Graduação do curso para o qual foi classificado.
Novo chamamento
Vestibulandos que não obtêm classificação no primeiro listão devem ficar atentos, pois alguns estudantes não realizam a matrícula. Para o preenchimento das vagas remanescentes, está previsto um segundo chamamento, para o dia 15 de fevereiro. No entanto, enquanto houver vaga disponível, serão chamados novos calouros.