Engenheiros da Nasa investigam as causas de uma "mudança de tensão" detectada no último domingo na sonda Curiosity, que percorre o solo de Marte, anunciou nesta quinta-feira a agência espacial americana.
- O veículo está a salvo e estável, totalmente capaz de operar nas condições atuais, mas estamos sendo cautelosos na investigação do que pode ser um curto circuito, disse Jim Erickson, diretor de projetos do Laboratório de Ciências para Marte.
A equipe da agência espacial detectou uma "alteração na diferença de tensão entre o chassis e a bateria de 32 volts que distribuiu eletricidade para os sistemas da sonda". Os dados foram recebidos no 456º dia da Curiosity em solo marciano. Desde a aterrissagem, a tensão detectada era de 11 volts, tendo caído para 4 volts agora.
O problema pode reduzir a tolerância da sonda a novos curtos no futuro. Até agora, as análises feitas determinaram que a alteração apareceu intermitentemente três vezes antes de se tornar permanente. Ainda assim, o problema elétrico não levou a sonda a entrar no "modo de segurança", em que a maioria das atividades são interrompidas automaticamente.