Com apenas um mês de "vaquinha" no site Kickstarter, um time de designers conseguiu reunir mais de 270 mil dólares para a criação de uma piscina no East River, em Nova York. A +POOL, que terá a capacidade de filtrar o curso de água fluvial, será composta por 70 mil azulejos que levarão os nomes das pessoas que ajudaram a fundar o projeto.
A ideia por trás do +POOL surgiu com a proposta de, em vez de tentar despoluir o rio inteiro, começar limpando uma pequena porção dele, convidando, de quebra, os nova-iorquinos para nadar nas águas da cidade.
Galeria:
As paredes flutuantes da piscina foram projetadas para filtrar a água fluvial, removendo bactérias e contaminantes, "possibilitando aos nova-iorquinos nadarem em um rio limpo pela primeira vez em 100 anos", afirmam os criadores do projeto, acrescentando que não haverá qualquer aditivo químico à água filtrada. A expectativa é de que a piscina limpe até 2 milhões de litros de água por dia.
A planta do projeto prevê quatro módulos, com piscinas específicas para crianças, esportes, nado olímpico e descanso. O desenho permite tanto o uso independente dos módulos como sua junção para formar uma piscina olímpica.
O próximo passo do empreendimento é a implementação de um laboratório para testar uma combinação de diferentes materiais do East River. permitindo um controle de qualidade de 19 diferentes parâmetros da água, com a assistência de pesquisadores da Universidade de Columbia. Feitos os testes, o cronograma prevê a instalação da piscina no verão de 2016 (inverno no Brasil), bem a tempo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.