Tramandaí conta com 300 vagas disponíveis para jovens interessados na realização de cursos profissionalizantes, do programa ProJovem Trabalhador. As oportunidades são para cursos de Construção e Reparos I, Turismo e Hospitalidade e Vestuário. As aulas têm duração de 6 meses, sendo que 100 horas são de qualificação social e 250 horas de qualificação profissional.
Além da preparação o aluno recebe uma bolsa-auxílio de R$ 600 em seis parcelas de R$ 100, desde que comprovada a frequência mínima de 75% nas aulas. Também é entregue um kit escolar, material didático, lanche gratuito, duas camisetas, seguro de vida e certificado ao final do curso.
Para participar é preciso ter idade de 18 a 29 anos, estar desempregado, ser membro de família com renda per capita de até um salário mínimo e não estar cursando ou ter concluído ensino Superior. A documentação obrigatória para inscrição consiste em: PIS/NIS, CPF, RG, comprovante de residência, título de eleitor e, no caso de homens, comprovante de quitação das obrigações militares.
O projeto é parceria da Prefeitura de Tramandaí com recurso oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador, por meio do Ministério do Trabalho, Emprego e Renda. A execução do programa é da Associação de Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural (Adesc).
Informações pelo telefone (51) 3684-9000 ou pelo e-mail cursos@adescbrasil.com.br .
Locais de inscrição:
Escola Municipal Nossa Senhora das Dores (Rua Antônio Fernando da Costa, 1.622 - Zona Nova Sul)
Escola Municipal Erineu Rapaki (Avenida Alberto Pasqualine, 780 - São Francisco II)
Escola Municipal Thomaz José Luis Osório (Avenida Fernandes Bastos, 4645 - Indianápolis)
Escola Dom Pedro I (Avenida João de Magalhães, 2084 - Agual),
Casa da Cidadania (Cristóvão Colombo, 376)
Secretaria da Zona Sul (Avenida Minas Gerais, 2186 - Nova Tramandaí)
Departamento da Juventude (2º andar da Prefeitura de Tramandaí)