Preparar para o trabalho e incentivar a inclusão social. Mais que oportunizar vagas para pessoas com deficiência, a Vonpar Alimentos busca a capacitação profissional também para o mercado, incentivando a sua formação e, assim, a possibilidade de desempenharem funções com comprometimento e qualidade. Com esse intuito, a partir de fevereiro, doze pessoas com deficiência serão contratadas pela empresa como aprendizes e, além de vivenciar na prática as atividades da fábrica em Arroio do Meio, também receberão um curso profissionalizante.
A Vonpar firmou parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Estrela e com o Senai de Lajeado. Durante o último ano, foram recrutados os interessados, que iniciam em 18 de fevereiro o curso de Auxiliar de Linha de Produção, por meio do Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI). As aulas, com 800 horas de duração, vão oportunizar aos aprendizes a contratação efetiva pela Vonpar. Os familiares também vão contar com acompanhamento realizado pelo CRAS, com incentivo à inclusão dentro do Programa de Geração de Trabalho e Renda.
De acordo com a coordenadora de Recursos Humano da Vonpar Alimentos, Anete Diehl Martins, o projeto está alinhado aos valores da empresa: respeito às pessoas, comprometimento, qualidade e alegria.
- Além de buscarmos atender a questões legais, também estamos nos propondo a realizar esse atendimento da forma mais inclusiva possível. Não apenas oferecendo vagas, mas com a preocupação de capacitar essas pessoas com deficiência e, paralelamente, trabalhar com as lideranças e demais funcionários da empresa o respeito às diferenças - afirma.
Como maior benefício, os aprendizes com deficiência têm a qualificação profissional e a socialização através da convivência nas escolas Univates e Senai e na empresa Vonpar.