A prefeitura de Bagé irá oferecer 1.143 vagas para qualificação profissional gratuitas em 2013 em cursos que fazem parte do Plano Estadual de Qualificação Profissional. Do total de vagas, 963 para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e 180 para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem).
De acordo com o secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, o número representa um acréscimo de cerca de 50% no contingente da oferta de cursos de qualificação profissional para o município. Serão repassados R$ 600 mil para a cidade para investir na qualificação profissional.
- Bagé retomou a qualificação profissional neste ano. Foram disponibilizadas 704 vagas pelo Pronatec. Este número é muito mais que os oferecidos nos últimos dez anos. Em 2013, vamos ampliar ainda mais, pois a presidente Dilma Roussef investe pesado na qualificação profissional. Em dois anos, o município terá mais de duas mil pessoas qualificadas - salientou Lara.
Conforme o secretário, o Rio Grande do Sul é o Estado que mais qualifica pessoas. Ao todo são R$ 55 mil gaúchos, ou seja, 60% de qualificação do Pronatec no país.
- Nosso Estado também tem a menor evasão da história no programa com 20%. Em Bagé, a evasão ainda é menor: 15% - completa.