Manter intactas as características e as diretrizes do empreendimento é fundamental nas franquias. Isso não significa, entretanto, o engessamento do negócio. Com o avanço desse mercado no país - a Associação Brasileira de Franchising (ABF) estima um crescimento de 15% para este ano -, bandeiras novas e consolidadas tornaram flexíveis os seus formatos para vencer a concorrência.
Entre as adaptações, estão a permissão para vender produtos e oferecer serviços complementares, a adequação de formatos compactos do negócio (quiosques) ou a possibilidade de incluir duas empresas diferentes em um mesmo espaço físico. Na avaliação de Gustavo Schifino, diretor regional da ABF, o modelo de franquias convergentes é uma forte tendência, com adesão tímida ainda, mas que deve crescer na medida em que os consumidores se tornam cada vez mais exigentes.
- Essa é uma atitude inteligente, pois reduz os custos de ocupação e possibilita atender a um público maior. Além disso, o lucro acaba vindo mais rápido - afirma Schifino.
Há 15 anos no mercado de ensino de idiomas, a Learning Fun trabalha com três modelos de negócios. Teresa Catta-Preta, diretora da franquia explica que o franqueado pode implantar o método nas escolas sem a necessidade de ter um ponto comercial, abrir curso de inglês (para a criança e a família) ou optar pelo projeto de escola bilíngue (em português e inglês).
Outro exemplo é a LaserStar, franquia de fotodepilação por luz intensa pulsada, que chegou ao mercado em 2010 com a proposta de permitir ao franqueado a venda de outros produtos ou a utilização um mesmo ponto comercial para administrar diferentes serviços.
- Dessa forma, o proprietário inclui uma unidade da nossa franquia no espaço que já tem, desde que tenha relação com os cuidados ao corpo, como academias de ginástica, salões de beleza e centros de estética - salienta Iuri Rossi, diretor-geral da LaserStar.
Todas as customizações, entretanto, são negociadas e devem ser acordadas entre franqueado e franqueador, alerta Vitor Augusto Koch, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS:
- Em muitos casos, os franqueadores maiores testam as ações em lojas próprias antes de autorizá-las. Portanto, esse um modelo burocrático que não dá liberdade ao franqueado.
Negócio incrementado
Depois de nove anos morando em Portugal, Miriam Kuhn (foto) e o marido Djalma Fraga voltaram ao Brasil com o objetivo de abrir um negócio próprio. Como o casal já havia trabalhado em uma clínica de estética no período em que viveu na Europa, optou por usar como ponto de partida a franquia que usa o método de fotodepilação por luz intensa pulsada. Mas o fator que os levou a fechar com a LaserStar foi a possibilidade de agregar outros serviços:
- Incluímos carboxiterapia para tratamento de gordura localizada, peeling, intradermoterapia para tratamento de celulites e estrias e escleroterapia para secar as varizes. Abrimos a loja no final do ano passado, e pretendemos acrescentar outros produtos e serviços.
Terminologias adotadas
Franqueador: é a pessoa jurídica que autoriza terceiros (os franqueados) a fazerem uso restrito de uma marca cujos direitos são próprios. Nos sistemas mais avançados, também são transmitidos padrões e conhecimentos necessários para a operação bem sucedida do negócio. O conhecimento transmitido permite a um franqueado implantar, operar e administrar seu próprio negócio.
Franqueado: pessoa física ou jurídica que adquire uma franquia.
Franquia: pessoa jurídica que participa de determinada rede utilizando-se do sistema de um franqueador. O termo ainda designa sistema ou contrato de franquias.
Território: área de atuação de uma franquia determinada em contrato firmado entre as partes, com garantia de exclusividade ou preferência do franqueado.
Royalties: remuneração do franqueador em contrapartida à cessão e à manutenção dos direitos da franquia ao franqueado.
Tipos de franquia
Individual: quando um empresário abre uma franquia em determinado local
Por desenvolvimento: é feito um plano para que a marca seja difundida por apenas um franqueador durante determinado tempo e para uma região pré-definida
Master: quando o proprietário tem o direito de subfranquear e de expandir a franquia em seu próprio nome. É ele quem analisa o perfil dos interessados e aprova as negociações, além de ajudar na escolha de pontos para venda do produto
Vantagens da franquia Flexível
- Em caso de empresário com negócio já existente, é a oportunidade de oferecer outros serviços a uma clientela já consolidada. Nessa situação, o retorno financeiro tende a ser mais rápido.
- Para quem está abrindo a primeira empresa, tem a vantagem de investir em uma marca já consolidada e conhecida no mercado - com aceitação do público-alvo.
- A possibilidade de inserir novos produtos e serviços facilita a aceitação da franquia na região em que estiver instalada.
- Os riscos do negócio são menores, porque o franqueador oferece suporte de avaliação do ponto comercial, da implantação da empresa, do lançamento e do desenvolvimento contínuo da marca.
- No caso de franquias que exigem treinamentos específicos, o franqueador oferece esse suporte à equipe para garantir a padronização dos produtos e serviços.
- A ajuda do franqueador também pode ser decisiva para o empresário que precisa buscar apoio em um banco para financiar o negócio. Os estabelecimentos bancários exigem o máximo de garantias para liberar o dinheiro solicitado, e o aval de um franqueador é muito importante para que isso aconteça.
Fontes: Associação Brasileira de Franchising (ABF) e cartilha O que é franquia?, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
PRESTE ATENÇÃO
- Para informações sobre franquias e oportunidades de investimentos na área, acesse o site da Associação Brasileira de Franchising (ABF)