A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) enviou ao Ministério da Educação (MEC) a lista tríplice com as indicações para os cargos de reitor e vice-reitor. Os nomes que poderão comandar a universidade entre 2025 e 2028 foram decididos pelo Conselho Universitário (Consun) em votação realizada no dia 11 de outubro.
Com o envio da lista tríplice, no final de outubro, a atual reitora da instituição, Isabela Andrade, solicitou ao MEC o andamento das formalidades, considerando que seu mandato se encerra em 7 de janeiro de 2025.
— O MEC solicitou o envio de alguns documentos das componentes da lista tríplice, que estamos providenciando e encaminharemos até o final desta semana. Na sequência, temos que aguardar a nomeação da reitora, a ser publicada em breve no Diário Oficial da União — destacou Isabela.
Em primeiro lugar na lista estão os nomes de Ursula Silva, para reitora, e Eraldo Pinheiro, para vice-reitor.
— Nossa expectativa é pela nomeação. Já estamos trabalhando no processo de organização das equipes para poder organizar a transição em novembro e dezembro. Nossa expectativa é para haver a nomeação dos primeiros da lista. Queremos assumir em janeiro com tudo certo — afirma Ursula.
A relação só foi enviada a Brasília após a Justiça Federal revogar a liminar que suspendia a reunião do Consun e a lista tríplice com o nome dos vencedores. A eleição para a reitoria da UFPel foi marcada por polêmicas entre duas chapas participantes e os estudantes.
Veja como ficou a lista:
Reitor (a)
1º lugar – Ursula Silva: 34 votos
2º lugar – Julieta Fripp: 25 votos
3º lugar – Aline Paliga: 1 voto
Vice-reitor
1º lugar – Eraldo Pinheiro: 34
2º lugar – Fabio Cerqueira: 24 votos
3º lugar – Fábio Lima: 2 votos