A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) abriu inscrições em quatro processos seletivos para ingresso em 2025. São oportunidades para atletas de rendimento, pessoas com deficiência, indígenas e pessoas transgênero. Somados, os processos seletivos oferecem 349 vagas.
As inscrições devem ser feitas pelo site da instituição e não tem taxas. Todas as vagas são para a graduação.
O processo para indígenas está com inscrições abertas até 18 de novembro. O objetivo é preencher 26 vagas em 22 cursos. Os candidatos deverão fazer uma prova de 20 questões de múltipla escolha com assuntos de biologia, história, língua portuguesa e matemática, e mais uma redação com a temática indígena. A prova será em 15 de dezembro, nos campi da instituição.
Os demais processos têm inscrições até 28 de novembro, e contam com seleção por meio de nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições entre 2020 e 2024. O que mais tem oferta de vagas é para pessoas transgênero, com 120 vagas em 77 cursos. Na sequência, vem o processo para atletas de rendimento, com 102 vagas em 53 cursos. E o processo para pessoas com deficiência, com 101 vagas em 66 cursos. É preciso comprovar sua condição para participar dos processos específicos.
O detalhamento de cada edital está disponível no site da UFSM, na aba da Pró-reitoria de Graduação.