O Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22). O documento oficializa os procedimentos, as regras e o cronograma do Enade das Licenciaturas, que será implementado já na edição de 2024. A estimativa do MEC é que 370 mil alunos participem dessa edição.
O exame, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), contará com novo modelo de itens e com a avaliação das competências e habilidades práticas docentes desenvolvidas pelos estudantes nos estágios supervisionados obrigatórios. O Inep aplicará as provas teóricas no dia 24 de novembro.
Assim, o Enade passa a ter dois tipos de avaliação, teórica e prática, com um cronograma específico para cada um. Os procedimentos relativos à avaliação prática vão ocorrer em dois períodos: o primeiro em 2024, e o segundo, em 2025. As inscrições para a prova teórica devem ser feitas até 31 de agosto. Já o prazo de inscrição para o primeiro período da avaliação da prática se iniciará em 16 de setembro.
Cursos avaliados
O exame será aplicado a cursos de 17 áreas de conhecimento. A edição de 2024 avaliará Licenciaturas de:
- artes visuais
- ciências biológicas
- ciências sociais
- computação
- educação física
- filosofia
- física
- geografia
- história
- letras (inglês)
- letras (português)
- letras (português e espanhol)
- letras (português e inglês)
- matemática
- música
- pedagogia
- química