O Ministério da Educação (MEC) divulgou nota na quarta-feira (24) enfatizando que as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) são gratuitas e que o canal oficial e exclusivo para inscrição ao segundo semestre de 2024 é o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O alerta do MEC veio após um site falso para inscrições no programa ser retirado do ar. A página falsa tinha a mesma identidade visual da oficial para induzir o estudante ao erro. Porém, o endereço da rede era diferente. O site solicitava os dados do candidato antes de direcioná-lo a uma mensagem que dizia ser necessário o pagamento da taxa de R$ 100.
A página do golpe ainda ameaçava o inscrito de ser desclassificado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano e de todas as futuras edições, caso não pagasse o valor. No entanto, a cobrança de qualquer valor para inscrição no Prouni é indevida e ilegal.
Inscrições oficiais
As inscrições foram abertas pelo MEC nesta terça-feira (23) e os candidatos podem se inscrever até sexta-feira (26), somente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Nessa segunda edição de 2024, o MEC oferece 243.850 bolsas, sendo 170.319 integrais (100%) e 73.531 parciais (50%), distribuídas em 367 cursos de 901 instituições participantes do programa. Para se inscrever, o candidato precisa ter acesso ao portal único do governo federal, o Gov.br, com login de Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Entre os critérios para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato tenha participado do Enem nas edições de 2022 ou 2023, obtendo nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação. Outra condição é ter renda familiar per capita que não exceda um salário mínimo e meio para bolsas integrais e três salários mínimos para bolsas parciais.