Em entrevista ao Gaúcha Mais na tarde desta terça-feira (19), Vera Elaine Marques Maciel, reitora do Centro Universitário Metodista IPA, revelou que o futuro da instituição, que descontinuou o Ensino Superior, está sendo analisado. Neste mês estão sendo formados os últimos 95 alunos do centro de ensino.
Há 20 anos como servidora do IPA, Vera destacou que há esperança de que a instituição volte em um novo modelo, reestruturado. A Rede Metodista, que administra o centro universitário, avalia os próximos passos.
— Nós acreditamos que o IPA continue vivo e que ele venha, daqui a um tempo, se reerguendo e trazendo outras possibilidades educacionais para a cidade de Porto Alegre e para o Rio Grande do Sul. (...) Existe um grupo que dá suporte e consultoria à Rede Metodista, que está fazendo todas as análises, vendo todos os cenários, e vem aí, talvez, acredito sim, com um projeto diferenciado para essa instituição — salientou.
Para a reitora, a mudança no perfil dos alunos e o aumento de instituições que possibilitam o Ensino a Distância pode ter influenciado nos problemas financeiros que o IPA enfrenta. O Centro Universitário Metodista está em recuperação judicial desde 2021, com dívida de R$ 576 milhões e 11.120 credores.
— A pulverização, o EAD, isso fez com que as instituições começassem a perder aquele capital que tinham, ou seja, esperar o aluno da Educação Básica, o aluno que completasse o Ensino Médio, a vir para o Ensino Superior.