Por volta das 15h desta terça-feira (6), o Ministério da Educação (MEC) divulgou as listas com candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni). Para conferir os resultados, o estudante deve acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A divulgação gerou expectativa e o site apresentou instabilidade poucos minutos após a liberação dos resultados. A seleção oferta 406.428 bolsas de estudo para cursos de graduação em instituições privadas. O prazo de inscrições terminou na sexta-feira (2).
Esta é a edição do programa com a maior oferta de bolsas, desde a primeira, em 2005. Os cinco estados com o maior número de bolsas ofertadas são São Paulo (104.893 vagas), Minas Gerais (39.910 vagas), Paraná (35.630 vagas), Rio Grande do Sul (26.398 vagas) e Bahia (22.051 vagas).
O candidato listado na primeira chamada deverá entregar a documentação na instituição de Ensino Superior para a qual foi selecionado até 20 de fevereiro. Para comprovação das informações prestadas no ato de inscrição, o candidato pode comparecer na instituição ou enviá-las por meio eletrônico.
O MEC alerta que é de responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento para conferência das informações. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará a perda da bolsa. A instituição deverá emitir comprovação de entrega da documentação do candidato pré-selecionado.
Outros prazos
O processo seletivo do primeiro semestre do Prouni 2024 terá duas chamadas. Segundo o cronograma, o resultado da segunda chamada será conhecido em 27 de fevereiro.
De acordo com o edital, o período para o candidato manifestar interesse em participar da lista de espera por uma vaga no ProUni será nos dias 14 e 15 de março de 2024. O resultado da lista de espera do primeiro semestre vai ser divulgado em 18 de março.