Na manhã desta segunda-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) concedeu o título de Doutor Honoris Causa in memoriam ao poeta Oliveira Silveira. A sessão solene aconteceu na Sala dos Conselhos da instituição, e faz parte da programação do Novembro Negro, organizado pelo Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi – UFRGS).
Essa é a primeira vez que a universidade concede esse louvor de forma póstuma. O poeta faleceu no dia 1º de janeiro de 2009, aos 68 anos. Na cerimônia, quem recebeu o diploma foi a filha do pesquisador, a professora Naiara Oliveira Silveira. Emocionada, ela citou o poema “Vamos juntos”, reforçando a importância da mobilização que levou a essa homenagem.
— Minha maior herança são os amigos que me deram a mão para seguirmos juntos, juntos, juntos. Cada um e cada uma que segue o trabalho do meu pai são as pessoas que esse poema representa. Esse título é um dos projetos de pessoas que fizeram questão que ele tivesse esse reconhecimento máximo dentro da universidade onde ele se formou, e pela qual tinha tanto carinho — ressaltou.
Entre os oradores estavam a professora do Instituto de Letras, Maria da Graça Gomes Paiva, e o estudante Wellington Porto. O evento também contou com a presença de diversos integrantes do movimento negro no Rio Grande do Sul e no Brasil, como a professora Petronilha Gonçalves e Silva, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos, e o deputado estadual Matheus Gomes (PSOL).
A decisão de homenagear um dos principais nomes do movimento negro gaúcho e do Brasil foi anunciada no dia 26 de novembro de 2021. A concessão do Honoris Causa a Oliveira Silveira foi proposta pelo Instituto de Letras da UFRGS, onde ele se formou em 1966, quando tirou o diploma de Letras com ênfase em Português e Francês.
A outorga aconteceu dois anos depois em função da pandemia, uma vez que as entregas de títulos foram suspensas durante o período de isolamento social. A homenagem também foi realizada nesta data para que fosse ainda mais especial, por ser no Dia da Consciência Negra. O título foi entregue pela vice-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Patrícia Pranke.
— Este título é a máxima distinção concedida por uma universidade. O nome tem origem no latim, e significa “por causa de honra”. É um título dado como forma de reconhecimento a quem faz um importante trabalho. Temos a alegria de poder outorgar Oliveira Silveira, um gaúcho de Rosário do Sul, professor e graduado pela nossa universidade. É uma data mais que propícia para esta homenagem — destacou a vice-reitora. A professora Carmem Luci da Costa Silva, do Instituto de Letras, também participou da mesa.
Nascido em Touro Passo, distrito de Rosário do Sul (RS), em 16 de agosto de 1941, Oliveira Silveira foi um dos mais influentes intelectuais negros do país. O escritor e pesquisador liderou diversas mobilizações, debates e encontros do movimento negro. Inclusive, foi um dos responsáveis por idealizar a criação do Dia da Consciência Negra, que marca este dia 20 de novembro. A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, pelo dia da sua morte, em 1965.