Além das canetas e mochilas, garrafas de água gelada estiveram entre os itens mais comuns carregados pelos participantes do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Porto Alegre neste domingo (3). Estão inscritos 4,3 milhões de candidatos no país inteiro, entre os quais 279 mil no Rio Grande do Sul.
Sob tempo abafado e temperatura ao redor de 30°C, o movimento de chegada começou a se intensificar pouco antes da abertura dos portões, ao meio-dia, e atingiu o ponto máximo por volta das 12h30min. No campus da PUCRS, na Avenida Ipiranga, o trânsito chegou a ficar bastante lento e exigiu esforço redobrado dos cerca de 20 agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para organizar o fluxo de veículos por meio de gestos e apitos estridentes.
O tema da redação neste ano, segundo postagem compartilhada em rede social no começo da tarde pelo ministro da Educação, Camilo Santana, é "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".
O estudante do segundo ano do Ensino Médio, Matheus Bandeira dos Santos Ritter, 16 anos, tomou todas as precauções mesmo que vá prestar o exame só para treinar. Chegou pouco depois das 11h ao lado da mãe, Joice Bandeira dos Santos, 53, com duas garrafas de água suadas de tão geladas. No primeiro dos dois dias do concurso — a segunda e última etapa ocorre no próximo domingo (10) —, enfrenta questões de linguagens, ciências humanas e a redação.
— Resolvi testar o Enem para conhecer melhor o estilo das questões e também saber como administrar o tempo para fazer tudo com calma, como achar o prédio correto — afirmou o adolescente.
Juliane Karaim Luiz, 18 anos, também chegou cedo e munida de água mineral, mas com um propósito diferente: tentar garantir já no seu primeiro Enem uma vaga para o curso de Medicina — se possível, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ou na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
— Estudei desde o começo do ano para o exame, mas, se não der desta vez, tudo bem — garantiu Juliane, ao lado dos pais, os empresários Roberval Luiz, 59 anos, e Cristiane Karaim Luiz, 57.
No campus Fapa da UniRitter, na Avenida Manoel Elias, pouco depois das 12h30min, o movimento de chegada dos candidatos era constante, mas não havia congestionamento nas proximidades. Com as salas já abertas, enquanto muitos participantes rumavam aos locais de prova, João Vitor de Oliveira Rosado, 18 anos, permanecia sentado calmamente em meio ao mormaço.
— Prefiro dar uma respirada antes de entrar — explicou.
O término da prova está previsto para as 19h. No próximo domingo, serão aplicados os testes de matemática e ciências da natureza. Nos dois dias de realização dos testes, a prefeitura da Capital implantou um esquema especial. Além de reforço nas linhas de ônibus que atendem os principais pontos de concentração de concorrentes, como PUCRS, Colégio Adventista e os campi Fapa e Orfanotrófio da UniRitter, estudantes que têm o cartão TRI contam com isenção da tarifa ou valores reduzidos, com descontos de 25% a 75% conforme a categoria do usuário. Alunos com o cartão Vou à Escola, que concede gratuidade na passagem, também podem utilizar o benefício.
O gabarito oficial vai ser divulgado em 20 de novembro e o resultado com as notas deve ser disponibilizado em 13 de janeiro de 2025.