Após ficar três dias sem luz devido ao furto de cabos, o Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, teve sua energia elétrica restabelecida na noite de quinta-feira (4). Em função do horário do término do conserto, as aulas ainda precisaram ocorrer em turno reduzido pela manhã, mas serão normalizadas à tarde e à noite, conforme a direção da instituição de ensino.
O Instituto estava com funcionamento alterado desde a manhã da última terça-feira (2), quando cabos de energia elétrica foram furtados. Além da redução de horários e do cancelamento das aulas da noite, a instituição também registrou falta de água, ficando impossibilitada de preparar merendas nesse período.
Alessandra Lemes, diretora do Instituto, afirma que o fornecimento de energia foi restabelecido perto das 23h de quinta, por isso, não foi possível avisar os alunos do turno da manhã sobre a normalização do horário. Sendo assim, as aulas desta sexta ainda ocorreram das 8h30min às 11h.
Nos demais turnos, o atendimento já será normalizado. Ou seja, as aulas voltam a ocorrer das 13h20min às 18h35min para alunos da tarde e, das 18h45min às 22h, para os estudantes da noite.
A diretora destaca o empenho por parte da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e da Secretaria de Obras Públicas (SOP) para restabelecer a luz na instituição. O governo contratou uma empresa para executar os reparos, no entanto, os funcionários dependiam da chegada de profissionais da CEEE equatorial para finalizar o conserto da rede danificada.