De acordo com a 5ª e mais recente edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelaparceria entre Instituto Pró-Livro e Itaú Cultural, 52% da população nacional se declara leitora. Isto significa ler pelo menos uma obra, inteira ou em partes, no período de três meses. Ao olhar por faixa etária, é possível notar que o hábito é maior entre crianças e adolescentes. Tanto que 81% dos jovens entre 11 e 13 anos de idade se consideram leitores.
Isso ocorre porque biblioteca e sala de aula costumam formar uma parceria, a fim de estimular os estudantes a lerem, interpretar e produzir textos, contribuindo para aformação de cidadãos críticos, participativos e capazes de interagir com o ambiente em que estão inseridos. A Rede de Educação Adventista é uma das instituições que acredita nessa premissa.
– A escola é um espaço para formar hábitos de leitura. Os professores e bibliotecários são mediadores fundamentais nesse processo. Isso porque podem apresentar uma variedade de gêneros, autores e temáticas que despertem o interesse dos alunos, ajudando-os a descobrir o que gostam de consumir – ressalta a professora do 1º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Adventista de Canoas, Thais Stein.
A Rede de Educação Adventista trabalha com uma série de projetos de leitura nas 25 unidades espalhadas pelo Rio Grande do Sul. As iniciativas visam impactar os mais de 18 mil estudantes. Conheça três iniciativas que já foram aplicadas este ano:
Leitor Medalha de Ouro
O projeto incentivou os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I a desenvolver o hábito da leitura enquanto conheciam modalidades esportivas das Olimpíadas de 2024. A cada livro lido e ficha de leitura entregue, os estudantes ganhavam figurinhas com curiosidades sobre os esportes. Quem conseguisse completar o álbum, por sua vez, recebia um brinde.
– Com o apoio das famílias e dos professores, a iniciativa gerou entusiasmo na comunidade escolar e aumentou significativamente o envolvimento com a leitura e o número de empréstimos na biblioteca, reforçando a importância dos livros na formação integral dos alunos – comenta a bibliotecária do Escritório da Educação Adventista para a Região Norte do Estado, Carine de Oliveira de Anastácio.
Rato de Biblioteca
Para o 4º ano do Ensino Fundamental I, a Rede de Educação Adventista desenvolveu o Rato de Biblioteca, que buscou incentivar a leitura de forma divertida e atraente. Na prática, o estudante deveria escolher um livro na biblioteca e, ao finalizá-lo, preencher uma ficha com perguntas direcionadas à obra. A quantidade de páginas lidas rendia pontos. Quanto maior a pontuação, mais chances de receber um prêmio ao encerrar o semestre.
A filha de Wellen Fernandes Erthal, Isabella, foi uma das alunas que participou do projeto.
– Pude ver minha filha e toda a turma motivada a ler e vencer. Toda semana, Isabella pegava vários livros na biblioteca e focava em finalizá-los para poder reservar mais e, assim, alcançar seu objetivo de ser premiada. Ela é muito competitiva e durante o projeto leu muito mais do que estava acostumada dentro de sua rotina. Tenho gratidão ao Colégio Adventista Porto Alegre por potencializar esse incentivo – salienta a mãe.
Viajando pelo Sistema Solar
Nesse projeto, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I exploraram o Sistema Solar, conhecendo a ordem dos planetas e suas principais características por meio de atividades lúdicas e interativas.
Toda terça-feira, os alunos iam até a biblioteca e aprendiam sobre um planeta. No final do período, recebiam um texto a respeito do astro estudado. Este conteúdo deveria ser lido em casa pelo estudante. Isso porque, na semana seguinte, a professora realizava um sorteio para ver quais crianças fariam a leitura do texto em sala de aula.
– Percebemos que até mesmo os alunos que ainda estavam silabando aguardavam ansiosamente pelo dia da leitura – afirma Thais.
Benefícios para a vida
O hábito da leitura pode trazer inúmeras vantagens para as crianças, uma vez que desenvolve concentração, memória, raciocínio e compreensão, aumenta o vocabulário, amplia a capacidade criativa e estimula a linguagem oral, além de desenvolver competências como escrita, imaginação e interpretação textual.
De olho nesses benefícios, a Rede de Educação Adventista planeja continuar com os projetos de leitura dentro de suas unidades no Rio Grande do Sul.
– Com isso, poderemos alcançar os objetivos da educação adventista, que são promover a autonomia e a autenticidade ancoradas nos valores bíblico-cristãos; favorecer o desenvolvimento da autoestima positiva, do sentimento de aceitação e de segurança; e resgatar a prática da regra áurea nos relacionamentos interpessoais, que é amar o próximo como a si mesmo – conclui Carine.