O Ranking Universitário Folha (RUF), desenvolvido pela Folha de S.Paulo desde 2012, é uma das mais importantes avaliações do país sobre o ensino superior. Após um hiato de quatro anos, a publicação divulgou a nova edição do estudo, que avalia 203 universidades brasileiras, públicas e privadas, com base em cinco indicadores: Pesquisa, Internacionalização, Inovação, Ensino e Mercado.
Assim como nas edições anteriores, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) segue em evidência. No quesito Inovação, a instituição ocupa a primeira posição do Rio Grande do Sul e a segunda do Brasil entre as instituições de ensino comunitárias e privadas.
– Das 203 universidades classificadas no levantamento, incluindo comunitárias, privadas, públicas, federais e estaduais, a UCS é a 11ª mais inovadora. No indicador Pesquisa, entre privadas e comunitárias, evoluiu para a sétima posição. A mesma colocação também foi alcançada na classificação geral do segmento – conta o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech.
Já na classificação geral de universidades do RUF, que considera todas as instituições do levantamento, a UCS aparece em sexto lugar na lista do Rio Grande do Sul e em 51ª no ranking nacional.
Rech falou sobre os diferenciais da universidade que levaram aos bons resultados no RUF e também sobre a presença da UCS em outros rankings relevantes relacionados à qualidade de ensino.
Como a UCS avalia os resultados obtidos na última edição do Ranking Universitário da Folha de S. Paulo?
Reitor da UCS, Gelson Rech - Pesquisa e Inovação, pilares estruturantes da UCS junto ao ensino e à extensão, seguiram em evidência na edição 2023 do RUF. A presença entre as melhores do Brasil e os resultados, positivos e amplamente celebrados, refletem um posicionamento alinhado aos diferenciais de uma estrutura universitária que oportuniza e impulsiona cenários para a produção científica e a ampla interlocução com o mercado.
Quais foram os principais fatores e iniciativas que contribuíram para o destaque da instituição na categoria Inovação?
Gelson Rech - O destaque expressa o posicionamento institucional da UCS como articuladora regional do ecossistema para a inovação e o empreendedorismo. A partir da conexão da academia com empresas, governo e comunidade, movimentamos o desenvolvimento de pesquisas, projetos, serviços e negócios na universidade.
Essa atuação, abarcada pela Agência de Inovação UCSiNOVA, inclui a dedicação ao desenvolvimento de negócios inovadores, também a incubação e a parceria com empresas. Tudo isso abrigado na estrutura de um Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação, o TecnoUCS, que evolui acolhendo cada vez mais empresas e iniciativas. São dimensões sinérgicas que fomentam a geração de soluções e negócios de base tecnológica.
As parcerias também ocorrem em âmbito acadêmico, a exemplo da Aliança para Inovação da Serra Gaúcha, liderada pela UCS com universidades parceiras em colaboração técnica, científica e cultural, focadas no avanço do ecossistema inovador.
A UCS também subiu de posição no indicador Pesquisa. O que colaborou para esse cenário?
Gelson Rech - Conectada com a rotina acadêmica (partindo da iniciação científica) e para além dela (alcançado serviços e mercado), a pesquisa é um dos elementos que fundamentam a atuação da universidade. A instituição é casa da ciência, e a produção científica aqui fomentada e ambientada é de impacto. Ela habilita novos conhecimentos e ideias geradoras de soluções e inovações que atendem ao bem-estar e ao desenvolvimento social.
Esse movimento integra 18 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, com mestrado e doutorado nas diversas áreas do conhecimento, em uma estrutura de mais de 800 laboratórios e institutos como os de pesquisa em Saúde, em Biotecnologia, em Saneamento Ambiental e em Memória Histórica e Cultural, que abrigam ensino, produção de saberes e serviços. O portfólio de patentes da UCS atesta a transferência do conhecimento produzido, que se traduz em conhecimento aplicado, em reflexos para a sociedade.
A UCS é destaque não só no RUF, mas em outros rankings relevantes relacionados à qualidade de ensino. Por que isso é um diferencial importante para a universidade?
Gelson Rech - Seguir entre as melhores do Brasil no Ranking Universitário da Folha de S. Paulo e integrar classificações balizadoras do ensino superior mundial, como o World University Rankings 2024, da Times Higher Education, figurando entre as melhores instituições do mundo, alinha-se a uma atuação institucional comprometida com a excelência acadêmica. Esta excelência está na prática docente, nas tecnologias educacionais adotadas, mas se concretiza a partir de um processo de ensino-aprendizagem que orienta a construção dos saberes em contribuição ao desenvolvimento.
De natureza e vocação comunitárias, a UCS investe recursos e conhecimento a serviço da formação integral, das demandas sociais da região e do futuro. A partir desse compromisso, transparecem missões como a formação de professores, pela dedicação às licenciaturas, e a inovação, na transformação do conhecimento em soluções a partir da pesquisa, da gestão de projetos e da prestação de serviços.
Fazer parte da UCS é fazer parte de um universo de professores, pesquisadores, profissionais das mais diversas áreas, alunos e egressos que, integrados, acessam suas maiores potencialidades.